A NSC Comunicação lançou nesta quinta-feira (7) o projeto especial multimídia “A Barca Colon”. A apuração jornalística é uma homenagem a Joinville, que celebra 168 anos neste sábado (9). Para atender aos hábitos e às preferências de cada segmento de público, o conteúdo será apresentado de diferentes formas em cada um dos veículos da NSC a partir deste sábado.

Continua depois da publicidade

O lançamento ocorreu no Instituto Juarez Machado e teve a presença de autoridades, lideranças, entidades parceiras e personagens da reportagem, além de profissionais das áreas de mercado e de comunicação.

— A Barca Colon simboliza o início da nossa cidade. Ao longo tempo, o desenvolvimento permitiu que aqui se instalasse o maior polo industrial do Estado. E isso ganha uma dimensão maior porque hoje Joinville é uma cidade polivalente. O especial é um presente da NSC para Joinville nestes 168 anos de fundação — exaltou o prefeito Udo.

O projeto refaz o caminho percorrido pelos colonizadores de Joinville. Para ajudar a contar essa história, o repórter Marco Antonio Mendes e o repórter cinematográfico Heverton Ferri fizeram uma viagem de 12 dias por cidades da Alemanha, da Suíça e da Noruega, lugares de origem dos primeiros imigrantes – que atravessaram o oceano Atlântico a bordo da Barca Colon para viver um sonho na então Colônia Dona Francisca.

— A história da barca continua muito viva em Joinville. Ainda é contada nas escolas e é lembrada pelo monumento na região central. Mas procuramos recontá-la de outra forma: voltando ao passado, refazendo o caminho — informa o repórter Marco Antonio Mendes.

Continua depois da publicidade

Dentre os destaques da produção na Europa estão os elos entre a alemã Oldenburg e Joinville e as curiosidades da cidade suíça de onde partiu a maioria dos colonizadores que viajaram na Barca Colon. A reportagem mostra ainda histórias humanas, como a de uma família de noruegueses que conheceram parentes brasileiros que nem sabiam que existiam.

— O projeto nos enche de orgulho e pertencimento. Recontar nossa origem é resgatar os valores para novos imigrantes que aportam diariamente em Joinville em busca de crescimento profissional e pessoal — destaca o diretor regional de mercado da NSC, Luciano Moura.

— Esta grande reportagem tem no seu DNA algumas das principais crenças da NSC Comunicação, como relevância jornalística, conexão com a comunidade, atuação multimídia e produção de conteúdos que geram valor para a sociedade — define o gerente regional de jornalismo, Domingos Aquino.

Visita ao passado

Dentre os descentes dos pioneiros de Joinville que vieram com a Barca Colon, a reportagem encontrou personagens de famílias como a alemã Rosskamp, a norueguesa Olsen e a suíça Schmidlin. As famílias deixaram a Europa em um momento de instabilidade política, econômica e social daquele continente. E encontraram em Joinville a oportunidade de um recomeço.

Continua depois da publicidade

— Tenho quase 80 anos e ainda tenho vivas as memórias daquilo que meu avô e meu pai contavam sobre o passado. Quando os pioneiros vieram para cá, havia muita dificuldade, mas as famílias colaboravam umas com as outras, o que fez com que a colônia começasse a crescer — comenta Raulino Rosskamp.

Para Alberto Schmidlin, a reportagem vai ajudar até mesmo a preencher algumas lacunas da história dos colonizadores. Ele é descendente de suíços, mas durante muito tempo acreditou que seus antepassados eram alemães.

— Essa descoberta dos nossos antepassados lá na Noruega afloram ainda mais a curiosidade. Pretendo ir lá no ano que vem para conhecer melhor minhas origens. Esse pioneirismo da nossa família promove um sentimento de orgulho — afirma Albert Olsen.

Produção multimídia

Para contar estas e outras histórias, mais de 20 colaboradores da NSC – entre repórteres, produtores, editores, gestores e áreas de apoio – mobilizaram-se ao longo de três meses em torno do projeto.

Continua depois da publicidade

— A Barca Colon é, acima de tudo, uma homenagem a Joinville e a seus moradores. Vamos recontar um dos capítulos mais importantes da história da cidade e buscar as origens das tradições que ainda hoje são vistas por aqui – afirma o coordenador de jornalismo da NSC TV Joinville, Rafael Custódio.

— Ao conectar os primeiros imigrantes aos descendentes de hoje, o projeto nos ajuda a recordar o passado, compreender o presente e refletir sobre a Joinville que desejamos para o futuro —conclui a coordenadora de jornalismo do A Notícia, Genara Rigotti.

O projeto especial A Barca Colon tem a parceria de mercado de Univille, Shopping Mueller, Rogga Empreendimentos e Nick Multimarcas.

Como acompanhar o projeto

– Programa especial de televisão, com duração de 40 minutos, será apresentado às 14 horas deste sábado (9) na NSC TV para Joinville e região

Continua depois da publicidade

– Caderno especial de 32 páginas vai circular junto com a superedição deste fim de semana (9 e 10) do jornal A Notícia

– Série de televisão, em quatro capítulos, será apresentada entre segunda e quinta-feira (11 a 14) no Jornal do Almoço e entre terça e sexta-feira no Bom Dia Santa Catarina (12 a 15)

– Série de rádio será apresentada em cinco capítulos entre segunda e sexta-feira, na Rádio Globo Joinville e na CBN Diário, de Florianópolis

– O conteúdo ainda terá páginas especiais nos portais digitais NSC Total e G1 SC