A produção da indústria brasileira teve o pior resultado dos últimos cinco anos, registrando queda de 3,2% em 2014, segundo IBGE. No último relatório Focus de dezembro, o mercado apostava que o indicador do IBGE mostrasse uma retração bem menor, de 2,49%. As informações são do blog Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha.
Continua depois da publicidade
Produção industrial cai no RS e setor estima mais demissões
O desempenho negativo se intensificou em dezembro, quando as fábricas produziram 2,8% menos do que em novembro. Em 2013, o recuo havia sido de 2,3%.
Em 2009, com os efeitos da crise financeira internacional, a produção industrial teve recuo de 7,1%. A produção da indústria é um dos principais indicadores da economia brasileira.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Economia
As quedas mais intensas ocorreram em bens de capital, que são itens comprados por outras empresas para produzir e indicam a intenção de investir ou não no negócio. Recuo forte também na produção de bens de consumo duráveis, que são mais caros e, geralmente, têm mais valor agregado. Ambos caíram mais de 9%.
Segundo o IBGE, o resultado negativo pelo segundo ano consecutivo atingiu 20 dos 26 ramos pesquisados, apresentando queda na produção de 64% dos mais de 800 produtos que integram o levantamento.
O principal impacto negativo foi observado em veículos automotores, reboques e carrocerias (-16,8%). Outras contribuições negativas relevantes vieram dos setores de metalurgia (-7,4%), de produtos de metal (-9,8%), de máquinas e equipamentos (-5,9%), de outros produtos químicos (-3,6%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-7,2%), de produtos alimentícios (-1,4%) e de produtos de borracha e de material plástico (-4,0%).