A produção industrial nacional avançou em nove das 14 regiões pesquisadas na passagem de abril para maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em São Paulo, maior parque industrial do país, houve avanço de 0,5% na atividade no período. Já o Rio Grande do Sul registrou queda de 1,6%.

Continua depois da publicidade

Indústria gaúcha registra sexta queda em sete meses

Produção industrial cai 1,2% em abril ante março, diz IBGE

Indústrias gaúchas voltam a cortar produção

Continua depois da publicidade

Em maio, os avanços mais intensos foram registrados no Ceará (3,6%), que eliminou parte do recuo de 10,1% acumulado entre março e abril, Amazonas (2,6%), que recuperou parte da queda de 4,8% no mês anterior, Pernambuco (1,4%), que interrompeu uma sequência de três taxas negativas, e Minas Gerais (1,3%), que compensou parte da perda de 5,8% assinalada entre fevereiro e abril.

Santa Catarina (0,7%), Espírito Santo (0,6%), Paraná (0,3%) e Rio de Janeiro (0,2%) completaram o conjunto de locais com índices positivos em maio ante abril, apontou o IBGE.

Junto com o Rio Grande do Sul, a Região Nordeste (-2,2%) e Pará (-1,5%) assinalaram as perdas mais elevadas, enquanto Bahia (-1,0%) e Goiás (-0,6%) apontaram reduções mais moderadas.

Produção industrial cai no RS e setor estima mais demissões

Leia as últimas notícias de Economia