Cidade mais castigada pela enchente de 2008, Ilhota se recuperou rápido e logo retomou seu lugar de destaque na produção de lingeries e biquínis, fortalecendo o turismo de compras do Estado.
Continua depois da publicidade
Distante cerca de 30 quilômetros de Blumenau, Ilhota, assim como grande parte dos municípios do Vale do Itajaí, usa o potencial da indústria têxtil para estimular o comércio. Somando quase 200 fábricas no segmento – 80% delas focadas na produção de peças íntimas – o município tem apenas 11 mil habitantes.
Passagem de quem vem do interior do Estado rumo às praias, os fabricantes souberam usar a localização geográfica estratégica para escoar sua produção sem ter grandes custos de transporte. Às margens da rodovia Jorge Lacerda, diversas lojas vendem lingeries e biquínis com produtos a preço de custo.
Apesar de ter sido um dos municípios mais atingidos pela enchente que castigou SC no final de 2008, Ilhota mostrou recuperação rápida e retomou sua posição na rota do turismo de compras do Estado.
Continua depois da publicidade
A produção média é de 500 mil peças por mês, trabalho que mobiliza um grupo de 1,5 mil funcionários – o equivalente a 13,6% da população local. Atraídos pelo preço e pela qualidade das peças, turistas incorporaram as compras em Ilhota como programação fixa para as férias.