Os dados a seguir ilustram o pensamento da moçada que, em alguns anos, passará das salas de aula para o papel de protagonista: cerca de 86% dos jovens de 18 a 24 anos têm orgulho de ser brasileiro, 76% acreditam que o Brasil está mudando para melhor e 87% consideram o país importante hoje.
Continua depois da publicidade
O levantamento faz parte do Projeto Sonho Brasileiro. Resulta de pesquisa realizada nas cidades de Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Porto Alegre (RS), pela agência Box 1824.
É sobre este trabalho que o publicitário João Paulo Cavalcanti, sócio fundador da Box 1824, falará hoje em Balneário Camboriú, em uma das palestras mais aguardadas do 2º Olhares Múltiplos. A iniciativa – do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação, Turismo e Lazer (Ceciesa – CTL) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) – discute a diversidade de produção e aquisição de conhecimento no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho, a partir do tema Transformação Social.
Depois da festejada primeira edição, a segunda tem tudo para consolidar este break de outono nas atividades letivas. Professores dão vez aos profissionais da Comunicação, do Turismo e do Lazer. O evento engloba mais de uma centena de atividades simultâneas, divididas em áreas temáticas: Tecnologia, Criatividade, Tendências, Mercado e Social.
Continua depois da publicidade
Há conferências, palestras, oficinas, workshops e minicursos. É estimada a participação de mais de 3,5 mil pessoas na programação. Além dos alunos da instituição, Olhares Múltiplos também está aberta à comunidade.
Conversa sobre novos desafios do jornalismo
A promoção acontece em horários paralelos nos campi da Univali em Florianópolis (unidade Ilha), Itajaí e Balneário Camboriú, de hoje até quinta-feira. Parte da programação é isenta do valor de inscrição, e parte tem preço simbólico de R$ 8.
A importância da iniciativa está no fato de instigar a curiosidade, a crítica e a criatividade, essenciais à sobrevivência de todos nesta sociedade, seja na vida pessoal seja na profissional.
Continua depois da publicidade
Uma conversa com Caco Barcellos também está confirmada para amanhã, na Univali de Itajaí. O comandante do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, vai falar sobre desafios do novo jornalismo brasileiro. O programa é um dos exemplos de inovação da área jornalística, lidando de forma original com temas que são retratados com frequência pela chamada mídia convencional. Mostra não apenas o resultado como os bastidores das reportagens de televisão realizadas por jovens e recém-formados.
Além de Cavalcanti e Barcellos, há outros destaques de vitrine nacional entre os palestrantes, como Martha Gabriel (diretora de tecnologia da New Media Developers) e Gil Giardelli (especialista em mídias digitais). Estarão em pauta experiências inéditas, os hábitos de consumo e a antecipação de tendências.
Confira a programação completa no site www.olharesmultiplos.com.br.