A produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no mercado brasileiro somou 3.740.418 unidades em 2013. O número, que representa alta de 9,9% em relação a 2012, é o maior já fabricado em um ano no Brasil, anunciou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A alta é atribuída à substituição de modelos importados por nacionais e uma recuperação nas exportações do setor.
Continua depois da publicidade
Como as vendas de carros caíram no ano passado, o dado da associação que reúne as fabricantes confirma que existem estoques altos de modelos, tanto nas fábricas quanto nas revendas. Em 2013, o volume comercializado ficou abaixo do ano anterior pela primeira vez desde 2003. A queda nas vendas, divulgada na semana passada pela associação dos revendedores, a Fenabrave, foi de 0,9%, para 3,767 milhões de unidades. As explicações para a menor venda são aperto no crédito, menor crescimento da renda e baixa confiança do consumidor.
Para o diretor do Centro de Estudos Automotivos (CEA) Luiz Carlos Mello, a diferença entre os números não é motivo de preocupação. Ele vê a queda nas vendas como um “ajuste perfeitamente natural” do mercado brasileiro, que passou a exportar mais e tem perspectivas de aumento em 2014:
– A produção e a venda não precisam estar sobrepostas, principalmente quando existe exportação, ainda que modesta. Além disso, o Brasil não está em uma tendência de baixa no mercado interno, é um ajuste perfeitamente natural. O sistema de produção não trabalha com pedidos de clientes, mas por expectativa de vendas, que nem sempre estão em alinhamento exato com o mercado – avalia.
Considerando apenas automóveis e comerciais leves, a produção em 2013 atingiu 3.510.003 unidades, o que representa uma alta de 8,6% sobre 2012. Em dezembro, a produção desses veículos alcançou 226.108 unidades, queda de 16,8% ante o mês anterior e recuo de 11,9% sobre o último mês de 2012.
Continua depois da publicidade
O setor automotivo encerrou dezembro com 153.474 empregados, o que representa uma baixa de 1% em relação a novembro. Na comparação com dezembro de 2012, houve avanço de 2,7% no contingente de empregados, considerando autoveículos e máquinas agrícolas. O segmento de autoveículos registrou, em dezembro, uma queda de 1,1% ante novembro no contingente de empregados, totalizando 131.632. Em relação a igual mês de 2012, o avanço foi de 1,3%.