O setor químico, que começou tímido há 11 anos com a pioneira Anjo Química, hoje tem 32 indústrias no Sul do Estado, com empresas que produzem desde esmaltes e solventes até tintas para todos os tipos de segmentos.

Continua depois da publicidade

O mercado de tintas tem aproximadamente 700 marcas em todo o país, com grande participação de empresas regionais. No Sul de Santa Catarina, há 32 empresas neste segmento, de acordo com o levantamento feito pelo Sebrae-SC.

Nesta região, há empresas que atuam com a produção de tintas, solventes e resinas, que transformam as cidades em um grande polo na fabricação destes produtos.

A Anjo Química, empresa do setor químico que é um expoente do Sul de Santa Catarina, com 25 anos de atividade, entrou como uma pequena marca no mercado local, com a oferta de massa para a linha automotiva, e hoje representa o Estado na disputa de mercados nacionais contra os principais concorrentes.

Continua depois da publicidade

A sede fica em Criciúma, onde se concentram os processos produtivos das unidades, assim como a matriz da marca. Há também unidades em Morro da Fumaça, além de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, e duas filiais no Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

A projeção é faturar R$ 330 milhões em 2012, 11% acima do registrado no ano passado. Número fortemente influenciado pelo aquecimento da construção civil.

Linha imobiliária responde por 25%

De acordo com o diretor administrativo da Anjo, Nivaldo Bússolo Volpato, os produtos para a linha imobiliária da marca, que entraram no mercado em 2006, já respondem por 25% do faturamento da empresa.

Continua depois da publicidade

– Com o conhecimento da linha automotiva, a primeira da empresa, usamos os mesmos pontos de venda para penetrar no mercado. Hoje, a Anjo tem linhas de produtos para os segmentos imobiliário, automotivo, impressão, solventes e ainda industrial, que atende a outras empresas – detalha o executivo.

No próximo ano, a Anjo deve investir R$ 6 milhões para aumentar a produtividade, atualmente em 44 milhões de litros anuais, em 30%, o que será possível partir da ampliação da linha de produção e da estrutura física.

Ao longo dos 25 anos, a marca desenvolveu uma cartela que hoje chega aos 200 produtos, presentes em 8 mil pontos de venda. Volpato explica que 20% do faturamento vem de produtos inovadores, lançados a cada ano.

Continua depois da publicidade