A safra da pitaia em Santa Catarina teve um aumento de 75% na comparação com 2021, apesar de ficar abaixo da expectativa de comercialização, segundo a Epagri. Foram 1.750 toneladas vendidas este ano – a previsão estava acima de 2 mil.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do DC no Telegram

A produção movimenta R$ 7 milhões no Estado, com cerca de 90% dela feita no Sul de Santa Catarina, que destina a maior parte das frutas para o mercado interno. Uma pequena parte da produção, este ano, foi exportada também para o Canadá.

De acordo com dados da Epagri, a safra da pitaia, que ocorre de dezembro a maio, movimenta 275 famílias em torno de 236 hectares.

> Canadá habilita mais duas plantas de SC para exportação de carne suína

Continua depois da publicidade

Segundo o extensionista rural da Epagri, Ricardo Martins, a expectativa de produção ficou abaixo do esperado principalmente por conta do clima nos dias que antecederam o início da produção.

— Em novembro e dezembro, foram as baixas temperaturas e noites frias que atrasaram e reduziram a intensidade das primeiras floradas. No meio da safra, a partir de janeiro e fevereiro, as altas temperaturas e períodos de estiagem resultaram no abortamento de flores e desidratação das plantas — explica.

Leia também

Nova presidente da Caixa já sofreu violência doméstica e quer ações contra assédio

Havan e Hang são cobrados na Justiça por suposta dívida de aluguel; empresa nega irregularidade