O árbitro Heber Roberto Lopes, filiado à Federação Catarinense de Futebol, foi denunciado pela procuradoria do STJD por “empregar de forma excessiva seu poder” ao dar um empurrão no atacante Dudu, do Palmeiras, no clássico do último sábado contra o Corinthians.

Continua depois da publicidade

DC entrevistou Heber após final da Copa América

Ele pode ser enquadrado no artigo 273 do CBJD, que prevê suspensão de 15 a 180 dias e multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.

— No entendimento da Procuradoria, Heber deve manter sua área de atuação livre de interferência dos atletas, mas não lhe cabe empregar de forma excessiva seu poder para tal — diz nota publicada pelo site do STJD.

Continua depois da publicidade

Heber foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Catarinense em 2016 (clique aqui e confira). Recentemente, Heber apitou a final da Copa América, sendo considerado, atualmente, um dos principais nomes da América do Sul.

A maneira como a procuradoria do STJD avaliou a conduta do árbitro recebeu fortes críticas do ex-árbitro José Roberto Wright, que aprovou a conduta de Heber :

— Este tipo de contato acontece corriqueiramente no futebol. O Heber Roberto Lopes foi para cima do Dudu no sentido de proteção, porque o jogador vinha na direção inicialmente do adversário. O Heber o interrompeu, evitando um tumulto maior na partida. O Tribunal está exagerando.

Continua depois da publicidade

— O caminho do Tribunal está muito errado, e sua prepotência pode trazer consequências bem graves. Recentemente, puniram o Heber por um lance de fato, o que é impedido pela Fifa de ser julgado. Caso todo clube prejudicado por situações de jogo entrar na Fifa com representações, não teremos mais condições de jogo.

Confira o momento da confusão com Dudu: