O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (Bocog) encerrou a primeira fase de venda de ingressos para a competição comemorando um sucesso estrondoso. Em apenas um mês e meio, foram recebidos 4,9 milhões de pedidos, quase o dobro da oferta de 2,7 milhões.
Continua depois da publicidade
O departamento de venda de ingressos do Bocog, citado nesta segunda pelo jornal China Daily, informou que até a meia-noite de 1º de julho, quando terminou o prazo, houve 700 mil encomendas, 90% encaminhadas pelo site oficial dos Jogos. As outras solicitações foram feitas por filiais do Banco da China, patrocinador dos Jogos.
A partir de agora começa a fase de sorteio, entre julho e agosto, para determinar quem receberá os ingressos mais procurados, das cerimônias de abertura e encerramento, as de esportes populares (futebol, basquete, vôlei) e aqueles nos quais os chineses têm mais chances de medalha (tênis de mesa, badminton, salto ornamental e ginástica).
O fato de a demanda quase dobrar a oferta não significa que todos os ingressos postos à venda na primeira fase tenham se esgotado. Por exemplo, as preliminares de muitos esportes não despertaram tanto interesse, esclareceu o Bocog.
Cada pessoa só podia pedir entradas para 10 eventos, mas escolher outros 10 de “consolação” caso não seja beneficiada pelo sorteio. Em alguns casos, como as cerimônias de abertura e encerramento, só era possível pedir um bilhete por pessoa, enquanto em outros casos o limite era de até cinco.
Continua depois da publicidade
Também havia muita variedade nos preços, de 3.000 iuanes (? 300) nas arquibancadas mais privilegiadas para ver a abertura, até 30 e 40 iuanes (? 3 a ? 4) para competições preliminares de esportes como tiro, halterofilismo e beisebol.
A segunda fase de venda de bilhetes será entre outubro e dezembro deste ano. Por enquanto, a venda de ingressos acontece apenas na China. Mais tarde, através dos comitês olímpicos nacionais de 130 países, eles serão vendidos internacionalmente.
O Bocog alega que as possibilidades de participar dos Jogos de Pequim, apesar da enorme população chinesa, são maiores que em Atenas 2004. Segundo a entidade, as instalações esportivas da capital chinesa terão capacidade maior que a dos Jogos anteriores.