Uma das mais aguardadas promoções do ano, a Black Friday é conhecida pela grande movimentação de pessoas em lojas e estabelecimentos comerciais em busca de descontos nos mais variados produtos. Em Florianópolis, as promoções fazem parte da estratégia de cada loja para atrair os clientes, que já no início da manhã desta sexta-feira (25) procuravam por mais de 30% de desconto.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Balões, adesivos, retirada de vitrine e lona: vale tudo para chamar a atenção. O Magazine Luiza tampou a parte externa da loja localizada na Rua Felipe Schimidt, no Centro da cidade, com uma lona preta e manteve apenas uma entrada e saída. A região central foi tomada por adesivos escuros, em alusão à Black Friday, e estabelecimentos chegam a divulgar mais de 50% de desconto.
Copa do Mundo e ofertas de Black Friday fazem busca por TVs disparar
As promessas, neste ano, sustentam promoções além desta sexta-feira. Uma ótica, por exemplo, vai esperar o 13º salário dos trabalhadores, previsto para o fim de novembro, para então encerrar os descontos.
Continua depois da publicidade
— A gente estende até o dia 30, que a gente sabe que o pessoal depende do 13º para se presentear — disse a supervisora da loja, Carol Weber.
Uma pesquisa da Fecomércio apontou que os catarinenses pretendem gastar cerca de R$ 1 mil durante a Black Friday. Para garantir a satisfação dos consumidores, o Procon da Capital intensificou a fiscalização e vai atender consumidores durante todo o dia em um stand instalado entre as ruas Trajano e Felipe Schimidt.
— O Procon de Florianópolis está presente prestando as informações para o consumidor sobre o código de defesa. Caso alguém traga uma denúncia, a equipe vai até o estabelecimento verificar — afirmou o diretor do Procon Florianópolis, Alexandre Farias Luz.
O que é a Black Friday
Famosa por acontecer na última sexta-feira de novembro, anualmente, diversos comércios ao redor do mundo promovem grandes promoções. Os descontos atraem muitos clientes e “inauguram” a temporada de compras para o Natal.
Continua depois da publicidade
Black Friday 2022 tem reclamações de site falso do Magalu e camiseta da Seleção atrasada
No Brasil, a Black Friday iniciou pelas plataformas digitais. No decorrer dos anos, as lojas físicas aderiram à proposta.
Em Santa Catarina, segundo a Fecomércio, as maiores procuras em 2022 foram identificadas no vestuário (24,8%), móveis, eletrodomésticos e decoração (19,9%) e eletrônicos (16,8%).
*Sob supervisão de Raphaela Suzin
Leia também
Copa do Mundo e ofertas de Black Friday fazem busca por TVs disparar