Emmanuel Oliveira Souza e Nicoly Martins da Silva têm apenas 17 anos, mas consciência de gente grande. Quando souberam da oportunidade de, mesmo ainda no segundo grau, pode fazer um curso técnico, não pensaram duas vezes. Os dois são alunos do Senac, via Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e, no fim do ano, se formam em Logística. Eles ainda não se decidiram sobre a futura profissão, mas são unânimes em dizer que o curso técnico abriu a mente deles.

Continua depois da publicidade

A realidade dos dois jovens é cada vez mais frequente nas instituições que oferecem os cursos técnicos. O aumento na procura é cada vez mais evidente. Dados do MEC apontam que, em dois anos, a procura por cursos técnicos cresceu 138% em Itajaí. Em 2011, o número de matrículas na educação profissional foi de 831, aumento para 1.216 no ano seguinte e chegando a 1.986 neste ano.

Se formos contar os alunos que participam do Pronatec, como Emmanuel e Nicoly, esse número é ainda maior. Segundo o Senac, 2.210 alunos do Ensino Médio fazem algum curso técnico. E esse número só não é mais expressivo porque o Senac não tem espaço. No curso de Logística, por exemplo, pelo menos 25 pessoas ficaram de fora.

Quem conseguiu vaga está aproveitando. Emmanuel, que mora no Bairro Gravatá, em Navegantes, se inspirou no pai, que trabalha na área, para escolher Logística. Como ainda está no 2º ano do Ensino Médio, ele quer fazer mais um curso técnico no ano que vem. Provavelmente, na área da administração.

– Vai ser importante para melhorar meu currículo. Acredito que assim estou um passo à frente de amigos meus que hoje preferem apenas se divertir – conta.

Continua depois da publicidade

Para Nicoly, o curso de Logística serviu para deixá-la com a pulga atrás da orelha. O pai dela trabalha com a revenda de produtos para próteses dentárias e ela tem na cabeça que quer fazer Odontologia. Mas acabou se apaixonando pela Logística. Tanto que o grupo dela ganhou o prêmio no projeto Talento Profissional, onde cada aluna ganhou R$ 300 e o direito de disputar a etapa estadual.

– Conheci a área e me identifiquei muito. Ainda quero fazer Odontologia, mas tenho Logística como segunda opção – afirma.

Mercado promissor para quem se forma

O mercado para quem faz curso técnico é cada vez mais promissor. Além de ser uma opção mais barata que um curso de graduação, geralmente são mais rápidos. Mas, segundo a coordenadora do Núcleo de Relação com o Mercado do Senac, Ana Laura Rodrigues Rossi, muita gente que faz o técnico depois parte para uma faculdade.

Hoje, os cursos mais procurados, segundo ela, são os na área de Comércio Exterior e Logística. Mas as empresas estão exigindo outro tipo de qualificação que independe da profissão – a certificação em Segurança no Trabalho. As novas regras no mercado vêm exigindo cada vez mais um número maior de profissionais com esse curso.

Continua depois da publicidade

– O mercado de construção e até mesmo boa parte dos trabalhadores portuários precisam ter esse curso. Muita gente está fazendo o curso a pedido das empresas em que trabalham – conta Ana Laura.

Mas não são apenas os cursos na área de administração que estão crescendo. O setor de beleza, principalmente, vem ganhando muita força é encontrar anúncios pedindo a contratação de profissionais capacitados. Veja na tabela os principais cursos oferecidos na região.

Profissionais técnicos formais em Itajaí

Técnicos e auxiliares de enfermagem – 1.222

Técnicos de vendas especializadas – 1.147

Técnicos em transportes intermodais – 918

Técnicos de planejamento e controle de produção – 617

Técnicos em transportes rodoviários – 492

Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas – 454

Técnicos em exportação e importação – 424

Técnicos de controle da produção – 357

Técnicos marítimos, fluviários e regionais de convés – 345

Técnicos em eletrônica – 340

Fonte: Ministério do Trabalho – Rais/2012 – Adaptação Núcleo de Inteligência Senac/SC

As áreas com maior número de alunos matriculados em SC

Controle e Processos Industriais – 16.776

Gestão e Negócios – 7.895

Informação e Comunicação – 7.453

Ambiente, Saúde e Segurança – 4.960

Recursos Naturais – 4.860

Fonte: Censo Educação Básica – Inep/MEC 2012 – Adaptação Núcleo de Inteligência Senac/SC

Cursos na região

Senac Itajaí

l Administração

l Contabilidade

l Logística

l Manutenção e Suporte em Informática

l Segurança do Trabalho

Senai Itajaí

l Construção Naval

l Eletromecânica

l Eletrotécnica

l Logística

l Segurança no Trabalho

Senai Balneário Camboriú

l Edificações

Fisiomar Itajaí

l Administração

l Estética

l Massoterapia

l Meio Ambiente

l Petróleo e Gás

l Podologia

l Secretariado

l Segurança no Trabalho

l Terapias Corporais Naturais

IFSC Itajaí

l Aquicultura

l Eletroeletrônica

l Pesca

Assessoritec Itajaí (à distância)

l Administração

l Edificações

l Logística

l Saneamento Básico

IFC Camboriú

l Agropecuária

l Controle Ambiental

l Hospedagem

l Informática