A procura de adultos e adolescentes para tirar o título de eleitor ou resolver pendências relacionadas ao documento triplicou em Blumenau, na semana passada. O “boom”, segundo a coordenação da zona eleitoral, pode ter relação com a onda de manifestações de artistas e influenciadores digitais sobre a importância de votar.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Chefe de cartório da 88ª Zona Eleitoral, Ricardo de Souza conta que, diariamente, o local recebe em torno de 100 solicitações online de ajustes ou pedidos de adolescentes que querem tirar o primeiro título de eleitor. Na segunda-feira (28), foram cerca de 350 agendamentos virtuais, número que surpreendeu a equipe.

Na avaliação Souza, os alertas de famosos sobre a necessidade de jovens votarem nas eleições deste ano foram fundamentais para esse aumento. A campanha virtual, que envolveu artistas, como Anitta, Whindersson Nunes e Bruna Marquezine, intensificou no fim de semana com o festival de música Lollapalooza. 

O assunto ficou em destaque depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgar que o engajamento dessa faixa etária no país é o menor já registrado desde quando começou esse tipo de acompanhamento, há 30 anos. 

Continua depois da publicidade

Procura baixa

Mesmo com o salto em um único dia, o número de votantes entre 16 e 18 anos é baixo no município. São 1.361 adolescentes que têm o documento, o que significa 9,7% do total de moradores com essa faixa etária, conforme estimativa do IBGE. O índice acompanha a média nacional.

Como tirar o primeiro título de eleitor

O prazo para tirar o primeiro título de eleitor termina no dia 4 de maio. Veja o passo a passo elaborado com a colaboração do portal g1 e saiba como ter o documento:

1. Para começar o procedimento, será preciso digitalizar um comprovante de residência e um documento de identificação com foto, frente e verso

2. Entre no site do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

3. Clique na aba Eleitor e Eleições, no canto superior esquerdo

4. Vá em Autoatendimento do Eleitor e escolha a opção Tire seu título

5. Role a tela até encontrar o link Iniciar seu atendimento a distância. Clique nele

6. Preencha os dados de todos os campos e escolha o serviço, que no caso é transferência de domicílio eleitoral

Continua depois da publicidade

7. Um código será gerado e você poderá acompanhar pelo site do TSE a situação do pedido até a entrega do novo título

Mas, atenção: é preciso que o eleitor more há ao menos três meses no novo endereço para ter direito à mudança de município no documento.

Caso tenha feito uma mudança anterior no domicílio eleitoral, existe o prazo mínimo de um ano para uma nova alteração – esta regra não se aplica a servidor público civil, militar e autárquico e seus familiares em caso de remoção ou transferência.

Há ainda a possibilidade do serviço ser feito presencialmente no cartório de Blumenau, localizado na Praça Víctor Konder, número 60. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 6473 888.

Continua depois da publicidade

Leia também

Secretários e gestores deixam governo de SC para eleições; veja quem entra e quem sai

João Doria oficializa saída do governo de SP e confirma pré-candidatura à Presidência

“Abro mão da pré-candidatura à Presidência”, diz Moro após se filiar no União Brasil