O Procon de Santa Catarina abriu um processo para investigar os serviços dos Correios,. Nos últimos dois meses, desde o começo da pandemia do coronavírus, o órgão de defesa do consumidor recebeu 280 reclamações de atraso ou falta de entrega de produtos.
Continua depois da publicidade
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, após receber a notificação, terá 10 dias para responder aos questionamentos sobre procedimentos adotados, existência de canal próprio para tratamento direto dessas reclamações e prazo de devolução do dinheiro no caso de produto extraviado.
A empresa também terá que esclarecer se houve aumento considerável da demanda para o serviço prestado durante o período de pandemia do novo coronavírus.
Também deverá responder quais as medidas foram tomadas para suportar esse aumento da demanda, medidas de higienização e proteção individual para evitar a transmissão do vírus, além de outros questionamentos.
– A empresa precisa estar apta a realizar o serviço para o qual se propõe. Se isso não acontece, não é justo que seja o consumidor a sair prejudicado – esclarece o diretor do Procon, Tiago Silva.
Continua depois da publicidade
Ouça a entrevista de Tiago Silva à CBN Diário:
No caso de esclarecimentos insatisfatórios por parte da empresa, após o recebimento das informações e documentações pertinentes, é possível a abertura de Ato Sancionatório ou instauração de Ação Civil Pública, que podem resultar em multa, entre outras penalidades.
Contraponto
Em nota, os Correios lamentaram os problemas e destacaram as medidas adotadas para proteger a saúde de colaboradores, clientes e fornecedores. Confira:
Desde o mês dadae março, os Correios vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus eimpregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia do novo Coronavírus. Além de intensificar as orientações ao efetivo quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, todos os empregados têm acesso a álcool em gel e máscaras laváveis. Foram instalados, ainda, painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento e também será providenciada a vacinação contra gripe para todos os empregados. Dessa forma, a estatal tem garantido a prestação dos serviços postais, considerados essenciais pelo Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República.
Desde o mês de março, os Correios vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia do novo Coronavírus. Além de intensificar as orientações ao efetivo quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, todos os empregados têm acesso a álcool em gel e máscaras laváveis. Foram instalados, ainda, painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento e também será providenciada a vacinação contra gripe para todos os empregados. Dessa forma, a estatal tem garantido a prestação dos serviços postais, considerados essenciais pelo Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, a rotina de entregas e o atendimento nas agências estão ocorrendo, seguindo as medidas preventivas adotadas. Grande parte das agências no Estado está aberta ao público, oferecendo o portfólio de produtos e serviços dos Correios. Todos os centros operacionais também estão funcionando. Eventuais casos de inconformidades ou contratempos nos serviços de entregas, quando reportados à empresa por meio dos canais oficiais de relacionamento, estão sendo prontamente averiguados e solucionados.
Sobre a iniciativa do Procon, a empresa dará o devido tratamento, após receber a notificação oficialmente.
Os Correios lamentam eventuais transtornos à população, neste momento de adversidade e adaptação de todos os setores da sociedade. A empresa reitera que está trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades, essenciais para atender a população nesse momento em que mais precisa, e segue à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br