Com o Dia das Mães chegando, muitos consumidores vão às compras. A expectativa do comércio para este ano é positiva e, segundo levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojista de Santa Catarina (FCDL/SC), empresários esperam um crescimento entre 5% e 10% nas vendas. A estimativa é de que as compras para o dia 13 de maio variem, em média, de R$ 100 a R$ 150.
Continua depois da publicidade
Para evitar futuros problemas com as aquisições feitas nesse período, o Procon de Blumenau dá algumas orientações. A primeira delas é consumo consciente. O órgão alerta para a importância de verificar se a compra do produto ou serviço não vai comprometer o orçamento doméstico. Se os valores estiverem dentro das possibilidades de pagamento, o próximo passo é fazer uma pesquisa de preços.
Os consumidores devem ficar atentos também aos seus direitos. Todos os produtos expostos, por exemplo, precisam especificar o preço à vista e a prazo. No caso de compras parceladas, a loja é obrigada a informar o montante de juros de mora e a taxa anual, além do número e os vencimentos das prestações. Deve constar ainda a soma total a pagar com ou sem financiamento.
Nas compras pela internet, é preciso verificar a idoneidade da loja virtual, levando em conta o tempo de atuação e se há queixas contra a empresa em sites de reclamação. Os produtos adquiridos fora do estabelecimento físico podem ser devolvidos num prazo de sete dias.
Segundo o Procon, o comerciante deve obrigatoriamente trocar o produto quando ele apresentar problema (vício) e não for consertado em no máximo 30 dias. Para isso, todo produto deve ter o certificado de garantia, incluindo a nota fiscal, que ajuda a combater a sonegação.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais notícias de Blumenau e do Vale do Itajaí no Santa