A Unimed Grande Florianópolis foi notificada pelo Procon nesta sexta-feira (4) devido a denúncias de um suposto descredenciamento em massa de clínicas especializadas no atendimento a pessoas com autismo. A empresa deve responder ao órgão em até 48 horas.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Segundo denúncias feitas ao Procon, a empresa teria rompido vínculo terapêutico com pacientes sem fornecer explicações adequadas. A situação, conforme o órgão municipal de proteção ao consumidor, pode causar “danos irreparáveis” e, por isso, a empresa deve fornecer informações sobre o número de famílias impactadas e as alternativas ofertadas desde o momento em que os estabelecimentos foram descredenciados.

O órgão foi acionado por um grupo de pais do Projeto Aura, da Unimed, que visa incentivo à saúde de crianças com transtorno do espectro autista.

— O atendimento adequado às pessoas com deficiência, além de ser um direito do consumidor hipervulnerável, é uma garantia da dignidade humana. O vínculo terapêutico deve ser garantido para o neurodesenvolvimento correto. Qualquer irregularidade será combatida com o rigor da Lei — diz o diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz.

Continua depois da publicidade

Unimed nega suspensão de atendimento

Em nota enviada à reportagem, a Unimed Grande Florianópolis negou que esteja suspendendo ou cancelando atendimentos a pacientes com autismo. Segundo a resposta, as terapias, que antes ocorriam apenas no Hospital Unimed, agora estariam sendo realocadas para a rede credenciada e parceira da empresa. A justificativa é de que o ambiente hospitalar poderia ser prejudicial aos pacientes em terapias, e também de que a transferência para clínicas especializadas poderia oferecer opções mais próximas das famílias atendidas da região, com opções em Palhoça, São José e Florianópolis.

Confira a nota da Unimed Grande Florianópolis na íntegra

Posicionamento da UGF sobre o atendimentos a pacientes TEA e de TGD

A Unimed Grande Florianópolis informa que não está suspendendo ou cancelando atendimentos de pacientes com transtornos globais do desenvolvimento e transtorno do espectro autista. Com os objetivos de ampliar a capacidade de atendimento e manter a continuidade das terapias, conforme o planejamento terapêutico de cada paciente, as sessões estão sendo disponibilizadas na rede credenciada e qualificada pela Unimed, com clínicas especializadas e distribuídas de forma a otimizar e facilitar o acesso dos pacientes e das suas famílias. Até a constituição desta rede de atendimento, as terapias estavam concentradas no complexo hospitalar da Unimed, localizado em Barreiros, São José.

Além de ampliar as opções de locais de atendimento, agora com clínicas parceiras especializadas em Palhoça, São José e Florianópolis, o ambiente hospitalar pode não ser o mais adequado para a evolução dos nossos pacientes.

Continua depois da publicidade

A informação sobre a suspensão ou encerramento dos atendimentos a crianças com transtornos globais de desenvolvimento e transtorno do espectro autista, não condiz com a realidade. A equipe da Unimed Grande Florianópolis segue em contato próximo e à disposição dos familiares e responsáveis de todos os pacientes em tratamento para conduzir o processo de transição da forma mais adequada, sempre buscando a melhor assistência para os nossos beneficiários.

Leia também

Criminosos aplicam golpe em empresários usando nome do Procon de SC

Netflix é notificada pelo Procon de Florianópolis para evitar prejuízos por cobrança extra