O Procon realizou ação de fiscalização em postos de gasolina e distribuidoras de gás neste sábado (25), em Joinville. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também participou da operação. Durante os trabalhos, um posto de gasolina, no bairro Floresta, na zona Sul da cidade, foi autuado por não possuir identificação correta em uma das bombas que distribuem álcool.
Continua depois da publicidade
— A unidade não foi fechada porque, apesar de não ter a identificação correta, o álcool era vendido com o preço correto do produto — explica Kleber Degracia, coordenador do Procon de Joinville.
Conforme Degracia, na bomba não havia placa de identificação que demonstrassem a venda de álcool na bomba, somente gasolina. No entanto, a equipe constatou durante a vistoria que o combustível era vendido com o preço correto, sem prejuízos aos consumidores.
A ação é realizada regularmente pelos órgãos em estabelecimentos de diversas regiões do município, para verificar a qualidade ou possíveis adulterações na venda dos combustíveis. O Procon não informou quantos locais foram inspecionados neste sábado.
Além do posto da zona Sul, outro local também foi atuado por estar comercializando produtos vencidos dentro da loja de conveniência. As duas unidades tem 30 dias para regularizar a situação. Já na fiscalização das distribuidoras, o Procon não encontrou nenhuma irregularidade na identificação dos itens comercializados. Nestes locais, a ANP verificou a legalidade das instalações.
Continua depois da publicidade
Posto fechado no ano passado
Em agosto do ano passado, durante a mesma ação de fiscalização, outro posto de gasolina, na região Oeste, foi fechado por suspeita de irregularidades na venda de combustível. À época, o Procon verificou que a unidade estaria vendendo etanol no lugar da gasolina aditivada. De acordo com Degracia, o mesmo estabelecimento já havia sido fechado, em maio de 2018, após ser autuado cobrando preços abusivos durante o período da greve dos caminhoneiros.