O prefeito da Capital, César Souza Junior (PSD), determinou que a Infraero seja penalizada pelo Procon municipal devido aos atrasos registrados nos embarques durante toda esta semana. A notificação será entregue nesta quinta-feira, às 13h, no local. A empresa pública terá 10 dias para prestar esclarecimentos.

Continua depois da publicidade

Desde sábado funcionários terceirizados pela Infraero, que atendem no equipamento de raio-x do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, fazem operação padrão que consiste em atender um passageiro por vez, seguindo exatamente o protocolo padrão de segurança antes do embarque previsto pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em razão disso, filas de passageiros tem se formado e alguns voos decolaram com atraso.

— Fizemos uma ação ontem (quarta-feira) para que a gente possa notificar a Infraero. O que está acontecendo é injustificável e está levando ao caos. Pela manhã de hoje bem cedo, peguei uma fila realmente grande—disse o prefeito da Capital em entrevista ao repórter da rádio CBN, Luciano Almeida.

Infraero contrata nova empresa

A assessoria da Infraero informou que desconhece qualquer notificação por parte do Procon. Informou ainda que não há mais filas no aeroporto desde a manhã de quarta-feira quando uma força de tarefa de funcionários de outros aeroportos apoiam o atendimento no Hercílio Luz.

Continua depois da publicidade

A situação está normalizada e voos registraram no máximo 30 minutos de atraso durante a semana. A partir de sexta-feira uma nova empresa passará a atuar por meio de um contrato emergencial e deve regularizar a situação.

O prefeito da Capital embargou na manhã desta quinta-feira para Brasília para reunião no diretório nacional do seu partido, o PSD, para tratar da orientação partidária com o novo Governo Federal, sob o comando do vice-presidente Michel Temer.