O Procon de Balneário Camboriú interditou na manhã desta segunda-feira uma agência do banco Santander localizada na avenida do Estado. O motivo foi o descumprimento do Código de Defesa do Consumidor e da Lei Municipal nº 2194, que determina que os serviços dos caixas devem ser feitos no menor tempo possível. Os serviços no interior da agência foram suspensos até quarta-feira, já os caixas eletrônicos funcionarão normalmente.

Continua depois da publicidade

Segundo a diretora do Procon de Balneário, Ornella Amaya, a interdição foi feita pela reincidência no descumprimento da lei – o banco recebeu 21 autos de infração nos últimos quatro meses, que ocorrem quando o fiscal vai até a agência e comprova a demora no atendimento.

Além das 21 infrações, a agência possui 10 autos aguardando recurso no setor administrativo do Procon e outros 10 em execução no judiciário, todos em função da demora para atender o consumidor.

– Essa foi a primeira vez que fazemos esse tipo de interdição. Verificamos essa necessidade, pois só autuando o banco permanecia não cumprindo a legislação. Assim eles terão que apresentar melhorias – explica.

Continua depois da publicidade

De acordo com as reclamações registradas, o tempo de espera chegou a atingir de uma até duas horas nos caixas, sendo que na legislação está previsto que esse tempo deve ser de no máximo 15 minutos.

A agência tem prazo de 10 dias para apresentar um relatório de defesa acompanhado de um plano de ação para melhoria no atendimento ao público. Caso o banco não apresente esses dados corre risco de ser interditado por tempo indeterminado.

Por meio de nota o Santander informou que promoverá as melhorias necessárias na agência e que para não prejudicar o atendimento aos clientes, também tomará as medidas cabíveis para a reabertura o mais breve possível.

Continua depois da publicidade

Denúncias

Além disso, conforme a diretora do Procon, todo dia o órgão recebe denúncias de demora no atendimento nos bancos da cidade. Ornella afirma ainda que a reclamação mais frequente é sobre telefonia, mas quando é necessária a fiscalização, os bancos são os campeões.

– Não recebemos só denúncias de demora no atendimento, mas também de bancos que restringem o acesso ao consumidor pelo valor do boleto. Os outros bancos também recebem reclamações, mas esse caso foi em função de reiteradas denúncias num curto período – conclui.