O Procon municipal interditou um restaurante e uma casa noturna e notificou outros dez estabelecimentos comerciais do Bairro de Canasvieiras, em Florianópolis. Durante a quarta noite de fiscalização, na operação intitulada “Procon na Balada”, os fiscais solicitaram alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros, Vigilância em Saúde e licença da prefeitura municipal.

Continua depois da publicidade

Aqueles que apresentavam ao menos um protocolo de abertura de processo recebia uma notificação para entregar a defesa junto ao órgão de defesa do consumidor em até dez dias. Nos dois casos onde houve interdição, não foi apresentado qualquer documento referente às licenças e autorizações e o diretor do Procon, Michael da Silva, decidiu multá-los em R$ 15 mil cada.

Ainda nesta sexta-feira, o Procon deve voltar aos dois lugares fechados para entregar a medida cautelar que suspende o funcionamento. Se os estabelecimentos não respeitarem a determinação e abrirem as portas, poderão ter um acréscimo na pena de R$ 1 mil por cada dia desrespeitado.

O trabalho de fiscalização começou nesta quinta-feira por volta de 20h, partindo do Supermercado Imperatriz, na Avenida das Nações. Os lugares eram visitados de forma aleatória, seguindo a decisão dos três representantes do Procon, que foram acompanhados o tempo todo por quatro guardas municipais.

Continua depois da publicidade

Logo no primeiro estabelecimento, um restaurante mexicano, os fiscais constataram, além da ausência de documentos, irregularidades no sistema de segurança. De acordo com o assessor técnico do Procon, Marcos Rosa, o forro era de tecido, o abajur era de madeira, assim como a decoração das paredes. O lugar tinha um espaço amplo para mais de cem pessoas e tinha somente um extintor de espuma, que estava no chão, o que contraria a indicação do Corpo de Bombeiros, segundo Rosa.

A campanha seguiu pelas ruas movimentadas do bairro até as 22h e terminou após o fechamento do segundo estabelecimento, uma casa noturna na Avenida das Nações, que não apresentou qualquer documentação.

Procon na balada

A operação Procon na Balada começou na noite do último dia 9, na Lagoa da Conceição, quando dez casas foram notificadas e um estabelecimento foi fechado por determinação do Ministério Público. Até a noite de ontem, a fiscalização passou pelos bairros do Centro e Ingleses, com 19 locais advertidos pelo órgão.

Continua depois da publicidade

De acordo com o diretor Michael da Silva, a intenção é fazer mais visitas em outras regiões da Capital, trabalho que deve seguir até o final da temporada. A operação preventiva acontece no mês em que a tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, completa um ano. Em decorrência do incêndio que destruiu a casa noturna na noite do dia 26 de janeiro, 242 pessoas morreram.