Empresas de telefonia fixa e móvel e financeiras foram as campeãs da lista de reclamações do Procon de Blumenau, entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2013. O documento com os nomes das empresas que mais receberam críticas dos consumidores foi divulgado nesta terça-feira e está disponível na página do órgão.

Continua depois da publicidade

No segundo semestre 1.243 processos foram finalizados pelo Procon, sendo 1.178 com solução e 65 sem solução. Com este resultado o índice de resolução chegou a 94,77%. Outros 874 processos fundamentados seguiram tramitando.

Entre os grupos e assuntos mais reclamados do período, a telefonia fixa passou do terceiro para o primeiro lugar – foram 321 reclamações abertas contra 194 do primeiro semestre de 2013. Questões financeiras ficaram em segundo lugar – 614 processos no início do ano passado para 300 no final do mesmo ano.

De acordo com o coordenador do Procon em Blumenau, Alexandre Caminha, a adesão à ferramenta do Sindec de Carta de Informação Preliminar (CIP) garantiu maior agilidade na solução de problemas. Depois do procedimento instaurado, a empresa reclamada tem o prazo de 10 dias para apresentar resposta ao órgão.

Ranking das 10 mais reclamadas:

Continua depois da publicidade

1º – Telefonia fixa

2º – Assuntos financeiros/cartão de crédito

3º – Telefonia móvel

4º – Internet compras/serviços

5º – TV por assinatura

6º – Estabelecimentos comerciais

7º – Acessórios e aparelhos eletrônicos

8º – Móveis em geral

9º – Assistência técnica

10º – Fogão / geladeira / microondas