A partir de segunda-feira (5) o Procon de Santa Catarina terá mais atendentes. A quantidade de funcionários que recebem o público na atual sede, na rua Victor Meirelles, no Centro de Florianópolis, passará dos quatro que trabalham hoje para seis. Apesar disso, o horário de atendimento, por enquanto, permanecerá o mesmo: das 12h às 19h.
Continua depois da publicidade
Há, porém, duas propostas que estão em análise e podem se tornar realidade em breve. Segundo o atual diretor do órgão, Tiago Silva, dentro de 60 dias o órgão poderá abrir em dois turnos pela primeira vez na história.
– É praxe que o Procon funcione no mesmo horário do poder judiciário, sempre foi assim. Mas já identificamos que a demanda cresceu e é preciso viabilizar novas formas de o público interagir conosco.
Silva fala sobre a possibilidade de expandir também o horário de atendimento do atendimento telefônico – 151. Essa alteração pode ser implementada nas próximas semanas e vai ajudar os consumidores que querem fazer denúncias.
Nova sede
Continua depois da publicidade
A outra ideia é mudar o endereço do espaço dedicado ao atendimento de demandas sobre as relações de consumo no Estado. A atual sede, na área leste do Centro, deve ser transferida para um prédio na esquina das ruas Trajano e Conselheiro Mafra. O edifício ficou conhecido por ser a sede do antigo Instituo de Previdência do Estado de Santa Catarina (Ipesc).
– Estamos na fase de ajustes da planta e depois lançaremos edital para contratar a empresa que vai fazer a reforma. Vamos usar recursos do fundo do Ministério Público, que é um órgão parceiro do Procon. Em 90 dias devemos estar no novo endereço.
Além do Procon estadual, Florianópolis tem uma estrutura semelhante vinculada à prefeitura. A sede fica no edifício Otília Eliza, na Praça XV de Novembro.