O período que antecede o Natal é a época do ano em que se observa o maior volume de compras, com muitas ofertas e vantagens apresentadas ao consumidor.
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Para evitar incômodos, o Procon de Joinville orienta que é necessário critério na hora da escolha dos presentes de amigos e familiares, prestando atenção na qualidade dos produtos e buscando preços mais atraentes.
:: Veja o horário especial de Natal do comércio de rua e shoppings de Joinville
Um dos cuidados recomendados é partir em busca dos presentes com uma lista elaborada com antecedência, para evitar as compras por impulso.
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– Normalmente, ao fazer isto o consumidor acaba gastando valores maiores -, explica o gerente do órgão, Kleber Fernando Degracia.
A pesquisa antecipada de preços e condições de pagamento também é importante. Nas compras a prazo, é importante observar a incidência de juros.
Um alerta especial vai sobre o uso do limite do cheque especial ou do cartão de crédito.
– Nunca devem ser usados, pois as taxas de juros cobradas são altíssimas -, ressalta Kleber. E, para garantir os direitos relacionados à compra, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal do produto.
DICAS
Teste antes da compra
– O consumidor tem o direito de conhecer o produto antes de comprá-lo. Na compra de eletroeletrônicos, por exemplo, peça ao vendedor para que teste o funcionamento.
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Assistência técnica
– Informe-se sobre a existência de assistência técnica no Município. Em Santa Catarina, existe uma lei que obriga os fornecedores a prestarem esta informação.
Selo do Inmetro em brinquedos
– Nas compras de brinquedos, fique atento ao selo do Inmetro, que indica que o produto segue os padrões de qualidade, não causando riscos às crianças.
Regras de troca
– Mesmo sendo uma prática comum no mercado, adotada pela grande maioria dos lojistas, não há obrigação de trocar produtos apenas porque o consumidor não gostou de características de cor e tamanho, por exemplo. Esta possibilidade é uma vantagem oferecida com prazos de trocas estabelecidos pelo próprio fornecedor. Por isso, pergunte sempre ao vendedor se há possibilidade e qual prazo de troca, pedindo por escrito a informação.
– Após a compra, caso o produto apresente defeito, o fornecedor tem o prazo de até 30 dias para efetuar o conserto do mesmo. Do contrário, o consumidor ganha o direito à troca do produto, ou restituição dos valores.
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– Os produtos em promoção também seguem a política de troca estabelecida pelo fornecedor. Ou seja, a troca é opção do lojista, mas deve ser corretamente informada ao cliente.
Compras pela internet
– Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogo, etc.), após o recebimento do produto, o consumidor tem o prazo de sete dias para desistir da compra. O direito de arrependimento vale para qualquer produto ou serviço e não precisa haver motivação específica.
Órgão de Defesa do Consumidor
Mesmo tomando todos os cuidados, se o consumidor tiver algum problema derivado de uma relação de consumo e não conseguir resolver, deve buscar o auxílio do Procon Joinville, o órgão de defesa do consumidor.
Onde fica o Procon
Rua Saguaçu, nº 265.
Atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, presencialmente ou através do telefone 151.
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