O período que antecede o Natal é a época do ano em que se observa o maior volume de compras, com muitas ofertas e vantagens apresentadas ao consumidor.

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Para evitar incômodos, o Procon de Joinville orienta que é necessário critério na hora da escolha dos presentes de amigos e familiares, prestando atenção na qualidade dos produtos e buscando preços mais atraentes.

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Um dos cuidados recomendados é partir em busca dos presentes com uma lista elaborada com antecedência, para evitar as compras por impulso.

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– Normalmente, ao fazer isto o consumidor acaba gastando valores maiores -, explica o gerente do órgão, Kleber Fernando Degracia.

A pesquisa antecipada de preços e condições de pagamento também é importante. Nas compras a prazo, é importante observar a incidência de juros.

Um alerta especial vai sobre o uso do limite do cheque especial ou do cartão de crédito.

– Nunca devem ser usados, pois as taxas de juros cobradas são altíssimas -, ressalta Kleber. E, para garantir os direitos relacionados à compra, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal do produto.

DICAS

Teste antes da compra

– O consumidor tem o direito de conhecer o produto antes de comprá-lo. Na compra de eletroeletrônicos, por exemplo, peça ao vendedor para que teste o funcionamento.

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Assistência técnica

– Informe-se sobre a existência de assistência técnica no Município. Em Santa Catarina, existe uma lei que obriga os fornecedores a prestarem esta informação.

Selo do Inmetro em brinquedos

– Nas compras de brinquedos, fique atento ao selo do Inmetro, que indica que o produto segue os padrões de qualidade, não causando riscos às crianças.

Regras de troca

– Mesmo sendo uma prática comum no mercado, adotada pela grande maioria dos lojistas, não há obrigação de trocar produtos apenas porque o consumidor não gostou de características de cor e tamanho, por exemplo. Esta possibilidade é uma vantagem oferecida com prazos de trocas estabelecidos pelo próprio fornecedor. Por isso, pergunte sempre ao vendedor se há possibilidade e qual prazo de troca, pedindo por escrito a informação.

– Após a compra, caso o produto apresente defeito, o fornecedor tem o prazo de até 30 dias para efetuar o conserto do mesmo. Do contrário, o consumidor ganha o direito à troca do produto, ou restituição dos valores.

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– Os produtos em promoção também seguem a política de troca estabelecida pelo fornecedor. Ou seja, a troca é opção do lojista, mas deve ser corretamente informada ao cliente.

Compras pela internet

– Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogo, etc.), após o recebimento do produto, o consumidor tem o prazo de sete dias para desistir da compra. O direito de arrependimento vale para qualquer produto ou serviço e não precisa haver motivação específica.

Órgão de Defesa do Consumidor

Mesmo tomando todos os cuidados, se o consumidor tiver algum problema derivado de uma relação de consumo e não conseguir resolver, deve buscar o auxílio do Procon Joinville, o órgão de defesa do consumidor.

Onde fica o Procon

Rua Saguaçu, nº 265.

Atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, presencialmente ou através do telefone 151.

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