O Procon de Florianópolis está realizando uma fiscalização contra fraudes e propagandas enganosas durante a Black Friday, a sexta-feira das promoções, que acontece na 4ª sexta-feira do mês de novembro.
Continua depois da publicidade
A medida, que começou de maneira inédita no ano de 2017, volta a ser realizada este ano: os fiscais do órgão estão indo às ruas com uma lista de produtos, entre eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos, para fazer um levantamento de preço nas principais redes de lojas da Capital. A checagem dos preços será feita até a data da promoção, que este ano acontece no dia 23 de novembro.
– Como no ano passado, são três levantamentos: fizemos um na semana passada; faremos um na primeira semana de novembro; e um no início da semana do dia 23. Dois dias antes da Black Friday nós divulgaremos todo nosso levantamento para garantir que o consumidor não seja lesado – explicou o secretário Municipal de Defesa do Consumidor, Celso Sandrini.
O Procon irá disponibilizar no site da Prefeitura de Florianópolis uma tabela com os valores dos produtos checados. Caso os estabelecimentos aumentem os valores, as lojas devem apresentar justificativa. Caso haja alguma fraude, a empresa poderá ser autuada por ferir o Código de Defesa do Consumidor.
Os consumidores que se sentirem lesados por alguma oferta não cumprida, podem entrar em contato com o Procon Municipal pelo telefone 3131-5300, ou comparecer presencialmente com os documentos que comprovem a fraude, como uma nota fiscal ou uma imagem de uma oferta.
Continua depois da publicidade