Ao menos 102 quilos de alimentos vencidos foram confiscados pelo Procon municipal em dois bairros de Florianópolis nessa quinta-feira (18). Ovos, carnes, embutidos, pães e frutas estão entre os produtos fora do prazo de validade flagrados pelos fiscais, segundo o Procon.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
As ações são parte da programação da Semana do Consumidor e compreenderam fiscalizações em supermercados dos bairros Saco Grande, Costeira do Pirajubaé e Rio Tavares. Pela manhã, a equipe apreendeu 80 quilos de alimentos no Saco Grande. Outros 22 quilos foram apreendidos na Costeira.
A fiscalização foi encerrada por volta das 19h30 no bairro Rio Tavares, onde não foram encontrados alimentos fora das validade, mas 74 produtos sem informações nutricionais, que foram retirados das prateleiras para alteração de rótulo.
> Com 100% de ocupação da UTI, Hospital Universitário fecha emergência pediátrica em Florianópolis
Continua depois da publicidade
De acordo com a secretaria municipal de defesa do cidadão, foi instaurado um processo administrativo contra os dois supermercados com produtos vencidos, que podem ter que responder criminalmente pelas infrações.
No caso de identificar produtos fora do prazo de validade em quaisquer estabelecimentos e outras irregularidades, a população pode fazer denúncias ao Procon pelo telefone (48) 3131-5300, no e-mail fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br ou no site do órgão.
Leia mais
> Florianópolis tem baixa procura por vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira
> Homem com Covid-19 tenta embarcar em ônibus e é detido em Florianópolis
> Chocolates têm diferença de preço de até 95% na Grande Florianópolis, diz Procon