O Procon de Blumenau promove na tarde desta segunda-feira uma ação de fiscalização e recolhimento dos ovos de Páscoa Bis X-tra + Chocolate, da marca Lacta. A proibição da venda do produto foi definida depois que o Procon do Rio de Janeiro constatou que uma frase impressa na embalagem dos chocolates incitaria a discriminação entre crianças e adolescentes.
Continua depois da publicidade
O coordenador do Procon Alexandre Caminha afirma que já foram visitadas durante a ação as lojas dos supermercados Angeloni, Big, Galegão, Rede Top e Giassi. Em nenhuma delas os ovos foram localizados.
– Em todos os supermercados que nós fomos já fizeram a retirada do produto porque havia uma instrução de não estar com estes produtos à venda.
Caminha explica que os chocolates podem voltar a ser vendidos, desde que a fábrica faça uma alteração na embalagem e retire a frase que, segundo o Procon, estimula a prática do bullying.
– Pelo que verificamos ele devem colocar um adesivo ou reembalar os ovos para colocá-los à venda novamente.
Continua depois da publicidade
Na semana passada os ovos de páscoa foram recolhidos das lojas do Rio de Janeiro, cidade que proibiu primeiro a venda dos chocolates, motivada pela frase “personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo” impressa na embalagem. Além da frase, o produto contém adesivos com termos como “morto de fome”, “nervosinho” e “nerd”.
Campanha
Em paralelo a ação de retirada dos produtos, o Procon de Blumenau desenvolveu, em parceria com a Secretria de Educação, uma campanha de conscientização contra a prática do bullying nas escolas:
– Vamos usar essa experiência da suspensão das vendas como algo negativo provocado pelo bullying e vamos levar essa informação às escolas, como estímulo para que as crianças digam se já foram vítimas ou entendam como isso é ruim.