O Procon de Blumenau iniciou nos últimos dias a fiscalização de estabelecimentos comerciais na cidade para a Black Friday, que neste ano está programada para ocorrer no dia 23 de novembro. A famosa sexta-feira dos descontos é uma das épocas mais esperadas do ano para quem pretende adquirir algum produto. Porém, como já ocorrido em outros anos, muitos comerciantes acabam aumentando os valores anteriormente para propor um falso desconto ao consumidor. A previsão é visitar pelo menos oito estabelecimentos do município.

Continua depois da publicidade

De acordo com o coordenador do órgão de defesa do consumidor, André Moura Cunha, a proposta é coibir a prática e assegurar o direito da população.

– Estamos fiscalizando os locais físicos e também monitorando os principais sites de venda para coibir as fraudes que possam acontecer com falsos descontos – diz.

Ainda segundo Cunha, os fiscais estão fotografando e anotando os preços para fazer uma comparação na semana da promoção.

– Os fiscais também estão verificando e orientando os estabelecimentos sobre outras irregularidades, como falta de informações e a respeito do Código de Defesa do Consumidor – reforça o coordenador.

Continua depois da publicidade

O Procon orienta também o consumidor a ter cautela na hora de fazer as compras e ficar atento ao preço do produto, fazendo, se possível, uma comparação de valores com mais dois estabelecimentos. A recomendação vale também para as compras feitas pela internet.

Em caso de práticas consideradas abusivas, os consumidores podem fazer denúncias ao Procon pelo telefone 151 ou via WhatsApp pelo número 47 99920-0083. A denúncia também pode ser feita pessoalmente na sede do Procon, que fica na Avenida Beira-Rio, 1243, Centro.

– É importante guardar provas, como fotos e encartes para constatação e formalização da denúncia – reforça Cunha.

::: Comércio de Blumenau deve abrir até mil vagas temporárias para o fim de ano

::: Sime de Balneário Camboriú tem tem 156 vagas de emprego abertas