Representantes do Procon e empresas de telefonia móvel foram ao Ministério Público (MP) na tarde desta quarta-feira para pedir o arquivamento do processo que proíbe a instalação de antenas de telecomunicações em áreas públicas e privadas na cidade.

Continua depois da publicidade

Uma ação movida pelo MP e acatada pelo juiz impede desde 2009 a implantação de novos equipamentos.

Segundo o coordenador do Procon, Alexandre Caminha, o objetivo do pedido é melhorar a qualidade do sinal no município.

– Essa proibição tranca investimentos e impede que as empresas prestem o serviço com maior desempenho. Na época em que foi proibido, havia uma legislação confusa e incertezas sobre os equipamentos, mas muita coisa mudou de lá para cá – argumenta.

Em setembro do ano passado um projeto de lei complementar que regulamenta a instalação das antenas de telecomunicação em Blumenau foi aprovado pelos vereadores por unanimidade. Nele também está estipulado qual distância as torres devem ter de locais onde circulem pessoas.

Continua depois da publicidade

O promotor de justiça interino do Meio Ambiente, Flávio Duarte de Souza, foi quem recebeu o grupo. Conforme Souza, durante a conversa foram estabelecidas diretrizes. Ele conduzirá o pedido ao juiz caso toda a documentação solicitada seja apresentada a ele até sexta-feira, último dia em que representa a 13ª promotoria.