A equipe de fiscalização do Procon que iniciou nesta sexta-feira uma força-tarefa para verificar irregularidades em vitrines na Rua XV de Novembro autuou sete estabelecimentos que não cumpriam as regras da lei de precificação. Destes sete, três também foram autuados por não disponibilizarem o Código de Defesa do Consumidor para consulta. No total, 12 lojas foram vistoriadas.
Continua depois da publicidade
A ação ocorre após o órgão ter feito duas campanhas educativas para conscientizar sobre o indica a legislação em relação à exposição de produtos nas fachadas das lojas.
A operação vai continuar na próxima semana, quando serão fiscalizadas outras lojas da Rua XV e também os shoppings da cidade. O Procon vai verificar se algum dos estabelecimentos é reincidente. Eles podem ser multados em valores que variam entre R$ 600 e R$ 600 mil.
Uma pesquisa do Santa apontou que de 270 vitrines da Rua XV de Novembro, shoppings Neumarkt, Park Europeu e Norte, 91% têm alguma inconformidade em relação à legislação. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas, a falta de informação nas vitrines afasta os consumidores.
Continua depois da publicidade