Há sete anos, a zeladora Leopoldina Petry, 52 anos, cumpre uma rotina: no dia de Corpus Christi, ela levanta cedinho e ajuda a confeccionar os tapetes da procissão na Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Água Verde. Para enfeitar o caminho dos fiéis durante a celebração, Leopoldina vai usar serragem colorida, tampinha de garrafa, papel, flores e cartazes.
Continua depois da publicidade
– Sinto uma paz muito grande quando ajudo nessa celebração, que é o dia da instituição da Eucaristia -, comenta.
Em Jaraguá do Sul, milhares de fiéis são esperados para a celebração desta quinta-feira. As missas com procissão acontecem na Igreja Matriz São Sebastião, no Centro, às 9 horas, e na Igreja São Judas Tadeu, no bairro Água Verde, às 8 horas.
A festa religiosa acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a Quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia. A expressão latina significa Corpo de Cristo. A origem da celebração remonta ao século 13.
Continua depois da publicidade
– Representa o testemunho à presença de Cristo vivo na Eucaristia. A procissão com tapetes torna-se um espaço sagrado para que Cristo seja homenageado -, comenta o vigário paroquial da Igreja São Judas Tadeu, frei Aroldo Kohler. Ele explica a celebração reforça o reconhecimento de milagres eucarísticos pela Igreja Católica, em que pão e vinho foram transformados em corpo e sangue.
Um dos milagres eucarísticos mais famosos relatados ocorreu na cidade italiana de Lanciano, no século 8, durante uma celebração litúrgica.
Celebrações de Corpus Christi
Quinta-feira
Paróquia São Judas Tadeu
8 horas – missa seguida de procissão pelas ruas Henrique Nagel, Maria Umbelina da Silva e Joaquim Francisco de Paula
Continua depois da publicidade
Paróquia Matriz São Sebastião
9 horas – missa seguida de procissão pelas ruas Domingos da Nova, Reinoldo Rau, Quintino Bocaiúva, Henrique Piazera e Marechal Deodoro da Fonseca