O cronograma da Procissão do Senhor dos Passos foi apresentado na manhã desta quinta-feira (28) na Capela Menino Deus em Florianópolis. O evento ocorre nos dias 6 e 7 de abril e este ano recebe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o certificado de patrimônio imaterial do Brasil. A expectativa de público é de ao menos 60 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
– É o único bem de Santa Catarina registrado como patrimônio cultural imaterial em âmbito nacional. Agora, a gente promove ações de salvaguarda, para proteção do bem, para que continue acontecendo nos próximos anos – explicou a superintendente do Iphan Liliane Janine Nizzola.
A Procissão do Senhor Jesus dos Passos é promovida há 253 anos. Conforme a organização do evento, a imagem foi originalmente destinada a uma capela de Rio Grande (RS), mas o barco que a trazia fez escala em Desterro, hoje Florianópolis.
Depois de três tentativas frustradas de seguir viagem para Rio Grande, devido a fortes tempestades, a imagem ficou em Desterro. Os tripulantes do barco interpretaram as tempestades como um sinal de Deus de que a imagem devia permanecer onde estava.
Programação:
Continua depois da publicidade
Domingo (31)
8h – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs, na Capela Menino Deus do Hospital de Caridade.
Quarta-feira (3)
19h – Missa e bênção do Santíssimo Sacramento.
Quinta-feira (4)
9h – Missa e Unção dos Enfermos
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Sexta-feira (5)
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Sábado (6)
7h30 – Missa e Procissão do Carregador.
18h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos.
20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores e da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana.
Domingo (7)
9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.
Segunda (8)
8h30 – Missa de Ação de Graças
Capela Menino Deus do Hospital de Caridade.