A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida participará neste sábado da procissão fluvial pelo Rio Itajaí-Açu. Será a partir das 8h, para marcar o dia da santa. Esta será a terceira edição da procissão, que seguirá do Biergarten, no Centro, até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Itoupava Norte. A ação faz parte das homenagens à padroeira.

Continua depois da publicidade

A réplica da imagem que fica na basílica de Aparecida, em São Paulo, estará na missa das 7h, na Catedral São Paulo Apóstolo. Depois, seguirá em carreata até o Biergarten, onde integrantes do Clube Náutico América estarão com embarcações enfeitadas à espera da santa.

Ela será levada pelo bispo Dom José Negri pelas águas do Rio Itajaí-Açu até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, onde ocorrem festejos à padroeira do Brasil. Às 10h, haverá missa com os devotos e, ao meio-dia, a imagem e o bispo vão sobrevoar o local em um helicóptero e abençoar os fiéis.

Para Dom José, a procissão fluvial tem um significado especial porque a imagem original da santa foi encontrada em um rio. Ele salienta que esse é o ponto alto da programação dos festejos e que só será possível porque o nível do rio baixou nos últimos dias.

Ao longo deste sábado, haverá festa com churrasco e brinquedos para as crianças se divertirem no santuário. Às 19h, a imagem vai ser levada novamente à Catedral, onde ocorre uma missa com os jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude. A despedida da réplica será neste domingo, após a celebração.

Continua depois da publicidade

A imagem chegou quinta-feira a Blumenau. Sexta houve missas na Catedral, com encerramento do Cerco de Jericó e Ação de Graças pelos 21 anos de sacerdócio do padre João Bachmann. No mesmo dia, os detentos do Presídio Regional de Blumenau receberam a bênção de Nossa Senhora Aparecida. A imagem peregrina foi levada ao local pelo bispo Dom José Negri.

A padroeira do Brasil teve feriado consagrado dia 12 de outubro, pelo Papa João Paulo II, em 1980. A imagem original teria sido encontrada em 1743 por pescadores, no Rio Paraíba. Após o resgate, mesmo não sendo temporada de pesca, o barco voltou cheio de peixes. Este é considerado o primeiro milagre da santa.

AGENDA

Confira a passagem da réplica de Nossa Senhora Aparecida em Blumenau neste fim de semana:

Sábado

7h – missa na Catedral São Paulo Apóstolo

8h – procissão fluvial a partir do Biergarten

10h – chegada ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, com missa

12h – sobrevoo da imagem com helicóptero sobre o santuário

19h – missa na Catedral São Paulo Apóstolo com os jovens da Jornada Mundial da Juventude

Domingo

19h – missa de despedida na Catedral São Paulo Apóstolo