Pelos cálculos da Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas participaram da Procissão do Senhor Jesus dos Pasos que, a partir das 16h de domingo, lotou o Centro de Florianópolis. Esta foi a 246ª edição da procissão. Para facilitar o acesso, a Guarda Municipal fechou e orientou o trânsito em vários sentidos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para ver a galeria de fotos
Para garantir a segurança, a Polícia Militar também se fez presente e usou plataformas elevadas para conferir a movimentação. Músicos da Polícia Militar e da Banda Amor à Arte tocaram durante o percurso.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia é o encontro das imagens, que ocorre em frente à Catedral Metropolitana. As escadarias estiveram lotadas, assim como a Praça XV e ruas próximas.
Continua depois da publicidade
Outro ponto alto é quando Verônica encontra Jesus a caminho do Calvário e seca seu rosto com um pano que fica marcado dando origem ao milagre do Santo Sudário. Isso ocorreu em duas vezes, em frente à Igreja São Francisco, e depois no retorno à Catedral antes da procissão subir em direção ao Caridade. Um coral com 100 vozes regido pela maestrina Najla Elisangela dos Santos participaram dos cânticos.
Neste ano, a procissão integrou as festividades dos 286 anos de Florianópolis. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004 e já corre o processo para que seja tombada como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional.