Fiéis da igreja católica realizam neste fim de semana (23 e 24) a Procissão do Senhor dos Passos em São José, na Grande Florianópolis. A procissão realizada no município foi tombada em 2017 como Patrimônio Imaterial Cultural de São José e em 2019 completa 164 anos.

Continua depois da publicidade

O cortejo começa no sábado (23), a partir das 17h, com a saída das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da Igreja da Irmandade do Senhor dos Passos de São José, na Rua Frederico Afonso, 4230, Centro. A procissão segue até a Igreja Matriz, no Centro Histórico, e às 18h tem celebração de missa. A expectativa é que mais de 600 pessoas participem do cortejo.

No domingo (24), a procissão começa às 16h e ocorre ao redor da Praça Hercílio Luz. Ela segue até a câmara de vereadores onde ocorre o encontro das imagens e o sermão. Este ano, o sermão do encontro será realizado pelo diácono José Neri, que comemora 25 anos de diaconato. Depois do sermão, as imagens retornam à Igreja da Irmandade do Senhor dos Passos. A Irmandade espera que mais de mil pessoas participem do cortejo neste dia.

A Irmandade

Atual provedor (desde 2015) e membro da Irmandade desde 1972, Ivo Teodoro da Silva conta que a lembrança mais antiga que tem da Procissão do Senhor dos Passos vem da infância, quando sua irmã interpretava Verônica na encenação que conta com diversos personagens e relata as últimas horas de Jesus Cristo antes da crucificação.

A Irmandade de São José possui atualmente 1,8 mil membros. Durante a procissão, as mulheres utilizam fita com a cruz na ponta e os homens vestem a opa, ambas na cor roxa para simbolizar o momento de sofrimento vivenciado por Cristo e retratado até os tempos atuais por meio da procissão.

Continua depois da publicidade

— São as pequenas coisas que fazem o diferencial. Trabalhamos para que a procissão seja especial para quem acompanha o cortejo, além de dedicar bastante tempo para cuidar dos espaços da capela. Isso é por causa das pessoas, pois temos que fazer o bem — diz Ivo.

Trânsito

Durante a procissão, as ruas por onde passará o cortejo serão parcialmente fechadas e liberadas após o evento. A Guarda Municipal de São José vai acompanhar a procissão e deve sinalizar as vias para orientar os motoristas.