Milhares de devotos participaram da procissão em honra ao Senhor Bom Jesus, em Araquari, no Norte de Santa Catarina na tarde desta terça-feira (6). Padroeiro da cidade, todo dia 6 de agosto — data em que a Igreja Católica comemora a transfiguração de Jesus Cristo — a imagem de Bom Jesus atrai romeiros movidos pela fé, esperança e agradecimento.

Continua depois da publicidade

Tradição iniciada ainda no século 19 com a chamada Freguesia do Bom Jesus, a festa reúne famílias inteiras há pelo menos 160 anos, chegando a receber 40 mil fiéis em dez dias de programação. Desta vez não foi diferente, as celebrações iniciadas no dia 28 de julho atingiram seu ápice às 16h30 desta terça-feira, com uma multidão (estimada pela paróquia em sete mil pessoas) tomada por emoção e adoração.

— Essa festa faz parte não apenas de uma tradição da cidade, mas, da Cultura de Araquari. Está enraizada em nossa história e nós temos a alegria de receber esses romeiros — afirmou o secretário de Turismo de Araquari, Paulino Sérgio Travasso.

Segundo o padre Sebastião de Oliveira Silva, pároco do Santuário Senhor Bom Jesus, a data é especial porque representa um momento de contemplação desses fiéis, alguns deles participantes assíduos ao longo de mais de quatro décadas.

— É fé, é devoção, é configuração. Para o povo de Araquari ele é o padroeiro e a cidade praticamente se desenvolveu em torno do Santuário Bom Jesus ao longo de 166 anos de história. Por isso, todo ano essa tradição se renova e passa de pais para filhos e atrai tanta gente. O povo vem para agradecer e pedir graças, porque se identifica com o Jesus sofredor — explicou o padre momentos antes de celebrar a missa no dia de Bom Jesus.

Continua depois da publicidade

Momento para pedir e agradecer

Diego e Juliana levam o filho João Vitor para agradecer por graça alcançada
Diego e Juliana levam o filho João Vitor para agradecer por graça alcançada (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

A espera para ver a imagem do padroeiro já era forte nos momentos que antecediam o horário da missa, iniciada por volta das 15 horas. Uma multidão de fiéis se aglomerava dentro e fora do Santuário Senhor Bom Jesus e na praça central, alguns com vestes que remetiam ao Bom Jesus, outros de pés descalços ou com rosário nas mãos.

Assim que a escultura de Bom Jesus apareceu do lado de fora da igreja, envolta por uma coroa de flores e guiada por missionários, sua passagem foi celebrada com aplausos, registros fotográficos e oração. Do alto da Igreja eram lançadas pétalas de rosas vermelhas e papéis picados.

Início da procissão de Senhor Bom Jesus em Araquari
Início da procissão de Senhor Bom Jesus em Araquari (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

Com a rua repleta de gente, o cortejo seguiu entoando cânticos e orações. Muitos deixaram seus afazeres em outras cidades para ir a Araquari para agradecer. Diego Alex e Juliana Ferreira moram em Joinville, mas fizeram questão de ir até o Santuário agradecer ao Bom Jesus pela vida do filho deles, João Vitor Wanzuitta Marques, de três anos. O menino esteve internado com Bronquiolite na UTI do Hospital Infantil de Joinville por dez dias, em maio deste ano. A mãe suplicou ao Bom Jesus da qual é devota e teve a graça alcançada.

— Pedi a intercessão do Senhor Bom Jesus e prometi que se ele conseguisse sair da UTI e não voltasse mais para lá eu traria o João vestido de anjo na procissão para homenageá-lo. Hoje estamos aqui, com a família unida e essa graça alcançada — celebra Juliana, com o filho no colo.

Continua depois da publicidade

A demonstração de fé também rompe as barreiras da idade. Aos 94 anos, Diva Maria Ferreira viajou com a filha, Linda Diva Gomes, 69, de Joinville para Araquari para agradecer as conquistas e também pedir mais uma ajuda ao santo da qual são devotas.

— Esse amor por Senhor Bom Jesus foi ensinado pelo pai e a mãe, que sempre incentivaram para que eu e meus irmãos rezássemos e faço isso até hoje junto dela. Estamos aqui mais para agradecer, mas também para pedir uma nova graça pela minha cunhada que está bem doente. E tenho certeza de que o Bom Jesus vai abençoar — afirma Linda sobre a importância da data para a família.

Confira mais notícias de Joinville e Região