Em 2019 a cadeia têxtil e de confecção movimentou em todo o mundo, mas de 48 bilhões de dólares. O setor que recebeu cerca de 895 milhões de dólares no ano passado, emprega, diretamente, 1,5 milhões de pessoas, além do 8 milhões indiretos. Os dados são da TexBrasil. Ainda de acordo com o levantamento, 75% da mão-de-obra deste segmento é feminina.
Continua depois da publicidade
Neste universo, o Brasil aparece como um importante produtor têxtil, apresentando a maior cadeia completa do Ocidente, segundo o Sebrae. Isso quer dizer que aqui, o setor conta com uma cadeia produtiva que passa pela produção da matéria-prima, transformação em tecido, a elaboração de vestuário, acessórios e outros itens, até a comercialização para o consumidor final.
Nacionalmente, Santa Catarina destaca-se na cadeia têxtil e de confecção. Para se ter ideia, de acordo com o Sebrae, o segmento de vestuário é o que mais emprega no Estado (junto com o de alimentos), seguido pelo têxtil.
Vale destacar que a indústria têxtil e de confecção é ampla, sendo composta por etapas de produção que envolvem a fiação, a tecelagem, o acabamento e a confecção. Principalmente na confecção, o Brasil apresenta um grande número de micro e pequenos negócios. O Sebrae, a partir de um recorte regional, aponta que a maior concentração de empresas do setor têxtil está localizada nas coordenadorias regionais do Vale do Itajaí, Foz do Itajaí e Norte (SEBRAE SC, 2010), tendo o início deste segmento acontecido em Blumenau.
Diante de tudo isso, não é difícil mostrar-se interessado em ingressar nesta área, investindo em um negócio próprio. Mas não pense que navegar em um mar cujo horizonte se mostra promissor, é suficiente para que você tenha sucesso, nesta ou em qualquer área que você venha a empreender. É preciso estudar bem todas as variáveis. A consultoria de alguém familiarizado com estas questões podem agilizar bastante o processo.
Continua depois da publicidade

Aprenda com quem entende
Consultora e gestora no segmento de vestuário, Ivanir Lunelli Nunes se apresenta como uma solução acessível para quem quer começar a sua empresa. Ivanir é o nome por trás do Processos do Vestuário, um curso prático, 100% online, com aulas gravadas em vídeos de alta qualidade e materiais complementares.
— No nosso curso você aprende as melhores estratégias de planejamento, criação, produção e briefing — explica a empresária — Tudo isso em um passo a passo simples e organizado — complementa.
Processos do Vestuário foi desenvolvido de forma técnica, reunindo o máximo de informações para que desde o início o empreendedor já identifique e resolva os gargalos.
— Esses gargalos aos quais me refiro, são travas ou processos que precisam ser refeitos – retrabalho – causados por falha humana ou de equipamentos e maquinários. Quando envolve a pessoa, por exemplo, trabalho como é a relação deste colaborador com o negócio e se está apto a exercer a função que ocupa — esclarece Ivanir
Continua depois da publicidade
O curso lida com pontos vitais como planejamento e gerenciamento, foco na realidade técnica do vestuários, passo a passo da criação à produção e comunicação entre os membros das equipes. Tudo isso com o objetivo de tornar seu negócio viável, garantindo produtividade e lucro.
Por ser todo on-line, o curso está adequado para o momento atual em que o aprendizado à distância tornou-se uma maneira prática e segura.
— Você tem acesso a todo conhecimento e estratégia do assistindo às aulas no seu ritmo. Pode assistir a 15 minutos por dia ou 1h nos finais de semana, você é que escolhe. Assiste onde e quando quiser — reforça Ivanir.
Não tem desculpa!
Em novembro o Processos do Vestuário entra no clima da Black Friday e oferece uma condição imperdível que você confere clicando aqui. Ao adquirir o curso, você tem acesso aos conteúdos por 6 meses. Isso inclui vídeo e e-book.
Continua depois da publicidade
— Eu confio tanto na qualidade do nosso produto, que se em 7 dias a pessoa não se sentir totalmente satisfeita com o conteúdo oferecido, nos devolvemos todo o valor investido — diz a empresária.

Sobre a Ivanir
Ivanir nasceu em uma família de agricultores. Foi no ambiente rural que viveu até que foi para Indaial, aos 15 anos, onde foi trabalhar como vendedora de roupas. A afinidade com as roupas, inclusive, vem da mãe que costurava as peças da menina.
Trabalhou em loja de aviamentos, se especializou em modelagem planas, se aprofundou em malharia, jeans, tecidos em geral, tudo para desenvolver a bagagem que tem hoje e que faz da Processos do Vestuário um curso completo para quem quer abrir o seu negócio neste ramo.
E se foi a mãe que incutiu na filha a íntima relação com vestuário, foi o filho, Kaio Nunes, de 16 anos, que a ajudou a idealizar o curso e desenvolvê-lo de maneira 100% digital.
Continua depois da publicidade