O processo seletivo para o curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Passo Fundo, terá 329,5 candidatos por vaga. Aberta pelo Ministério da Educação (MEC) em julho, a graduação está relacionada ao Programa Mais Médicos, que tem, entre os objetivos, o de aumentar o número de vagas nos cursos de medicina e levar médicos para o interior do país e para a periferia das capitais.

Continua depois da publicidade

Com 40 vagas para o segundo semestre deste ano, o concurso teve 13.180 inscrições homologadas. A seleção terá candidatos de todos os Estados do brasileiros, originários de 2.022 municípios diferentes.

Um diferencial do projeto pedagógico do curso da UFFS é tratar o Sistema Único de Saúde (SUS) como tema central. A graduação dará grande ênfase à atenção básica, colocando os estudantes em contato com a prática na rede pública desde o primeiro semestre. Para o reitor, Jaime Giolo, a alta densidade mostra que a oferta de vagas em Medicina é insuficiente no Brasil, além de representar uma confiança na qualidade do curso que se será ministrado na instituição.

– Entendo que essa procura deixa claro que a juventude oriunda do ensino público também quer fazer Medicina, não somente a elite. Acredito que vamos conseguir engajar os jovens brasileiros em um projeto mais cuidadoso com as necessidades da população menos assistida.

Outro diferencial do novo curso é a reserva de 88% das vagas para candidatos que concluíram todo o Ensino Médio em escola pública e outros 2% para quem fez ao menos um ano EM na rede pública. De acordo com Giolo, a UFFS dispõe de uma verba de R$ 5 milhões por ano para conceder auxílio financeiro aos alunos que comprovam baixa renda.

Continua depois da publicidade

A seleção será feita com base nas notas das edições 2011 e 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A lista de aprovados em primeira chamada deve ser publicada no site da UFFS no dia 29. Ainda estão previstas outras duas chamadas, caso sobrem vagas.

A densidade do processo seletivo da UFFS é mais de cinco vezes maior do que a de vestibulares altamente concorridos. Na edição 2013 do concurso da UFRGS, foram 57,17 candidatos por vaga. Na Universidade de São Paulo (USP), a relação foi de 56,43 neste ano.

A concorrência supera, ainda, muitos dos campeões de procura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste segundo semeste, 15.504 se concorreram às 90 vagas de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), o que representa uma densidade de 172,26. O índice da UFFS só é superado pela procura por Medicina na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), de Minas Gerais. Com apenas 30 vagas, teve 11.528 concorrentes, ou 384,26 candidatos por vaga.

O perfil do candidatos

> Do total de inscritos, 8.530 são mulheres e 4.650, homens

> 90,8% dos candidatos têm entre 16 e 25 anos

> Nove candidatos têm entre 60 e 80 anos

De onde vêm

> Os Estados que mais registraram inscritos foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Confira:

Continua depois da publicidade

RS: 4.659

SC: 1.581

PR: 1.436

SP: 1.192

MG: 963

BA: 774