O processo de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha comunista das FARC será instalado formalmente em Oslo, na próxima quinta-feira, dia 18, informou um comunicado conjunto das partes difundido nesta terça-feira pela presidência, em Bogotá.
Continua depois da publicidade
“Reiteramos a realização do encontro pela paz da Colômbia para 17 de outubro, desenvolvendo uma agenda que terminará no dia 18 à tarde, horário de Oslo, com a inauguração pública e coletiva de imprensa”, indicou o texto, assinado pelas delegações do governo do presidente Juan Manuel Santos e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
“As delegações do Governo Nacional e as FARC-EP informam que a partir da conclusão da fase exploratória e até a data continuaram os contatos e as reuniões de trabalho preparatórias para a instalação pública da mesa de diálogo na Noruega”, afirmou o comunicado.
No início estava prevista a data de 17 de outubro para o ato de instalação formal da mesa de diálogo e das coletivas de imprensa que as delegações oferecerão separadamente, segundo havia informado a Noruega, país fiador do processo de paz.
Esperava-se que ambas as delegações pudessem estar em Oslo desde domingo para realizar reuniões de coordenação prévias ao ato de instalação.
Continua depois da publicidade
Mas contratempos de última hora, como condições climáticas desfavoráveis e demoras para suspender ordens de prisão a alguns dos representantes guerrilheiros, atrasaram a saída para Oslo, declarou na segunda-feira o chefe máximo das FARC, Timoleón Jiménez (Timochenko).
A delegação das FARC deve partir para a Noruega a partir de Havana nesta terça-feira, enquanto a equipe negociadora do governo colombiano viajará de Bogotá.
Noruega e Cuba atuam como países fiadores deste processo, que busca colocar fim a quase meio século de conflito armado, enquanto a Venezuela e o Chile são acompanhantes.