Em Lages das 28 unidades de saúde, 13 estão oferecendo procedimentos terapêuticos de graça para a população, os tratamentos baseados nas medicinas chinesas e japonesas, estão previstos pelo Sistema Único de Saúde (Portaria nº 971/2006). São oferecidos Auriculoterapia – técnica, que utiliza pontos da orelha para enviar comandos ao cérebro, e pode auxiliar no tratamento de cerca de 200 doenças, sejam elas funcionais, neurais ou psicológicas e Reiki – técnica japonesa que pode ser utilizada no tratamento da ansiedade e depressão, dor crônica. Em uma das unidades de saúde, no bairro da Várzea os procedimentos são realizados todas as sextas-feiras.
Continua depois da publicidade
No começo achamos que poderia haver algum tipo de resistência, mas nos surpreendemos com a adesão dos pacientes. A procura tem sido muito grande, mas mesmo assim não temos fila de espera, basta agendar a sessão. – Explica enfermeira e gestora da Unidade, Luviane Esmério.
Em Lages mais de 40 profissionais estão capacitados para aplicação de terapias alternativas que contempla a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICs). Além do Reiki e da Auriculoterapia, também são realizados Acupuntura, Fitoterapia, Meditação, Terapia Comunitária, Shantala, Yoga entre outros procedimentos terapêuticos.
Fecart
O Festival Catarinense de Arte e Tradição (Fecart) movimentou quase R$ 500 mil na economia de Lages, durante o último fim de semana. Ao todo 22 municípios participaram do festival que trouxe a Serra 2,5 mil artistas, eles participaram de apresentações e concursos de Danças Tradicionais e de Salão, declamações, interpretações vocais, Concurso de Mais Prendada Prenda, competições de chula e espetáculos de gaita.
Continua depois da publicidade
As apresentações aconteceram em escolas estaduais e municipais. De acordo com a organização o festival incrementou cerca de R$ 500 mil na rede hoteleira, restaurantes, lanchonetes, bares, lojas, shopping e em postos de combustíveis. O Fecart faz parte das comemorações da Semana Farroupilha, que desde o ano passado entrou oficialmente no calendário de eventos de Santa Catarina, através da lei 17.228. De acordo com a lei, o movimento é celebrado de 13 a 20 de setembro, mas não prevê feriado.
Leia também: