Mulheres com filhos recém-nascidos e pessoas que perderam grande quantidade de peso ou são geneticamente propensas a gordura localizada e flacidez na barriga podem recorrer a uma cirurgia plástica que alia dois procedimentos: lipoaspiração e abdominoplastia.

Continua depois da publicidade

– Em alguns casos, o paciente opta pelas duas cirurgias para obter o contorno do corpo desejado. A junção dessas duas técnicas é denominada de lipoabdominoplastia – explica o cirurgião plástico Luiz Mendonça Pereira.

Segundo ele, esse procedimento duplo é indicado quando há grande quantidade de gordura a ser retirada com a lipoaspiração. Nesse caso, as sobras de pele do abdômen só podem ser corrigidas por meio de outro procedimento, chamado abdominoplastia.

Cuidados extras

Continua depois da publicidade

Para manter o resultado obtido com a cirurgia, Pereira reforça que dieta balanceada e atividade física são fundamentais.

– Fazer exercícios de abdômen é essencial para garantir o resultado de cirurgias ligadas ao contorno corporal, como lipoaspiração ou abdominoplastia. Além de prevenir o aparecimento da flacidez muscular, os exercícios melhoram a circulação sanguínea da pele, o que proporciona mais elasticidade – conta.