O prefeito de Florianópolis, Dário Berger, acatou o pedido da Defesa Civil do município de colocar em situação de emergência o Terminal Rodoviário Rita Maria, no Centro da cidade. Por enquanto, segundo a Defesa Civil, não há risco de interditar o espaço.
Continua depois da publicidade
No dia 18 deste mês, após uma solicitação do Departamento Estadual de Transportes e Terminais (Deter), engenheiros da Secretária Municipal de Obras, da Defesa Civil e do próprio Deter vistoriaram o prédio para averiguar possíveis problemas estruturais.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Defesa Civil, a principal constatação foi no teto do terminal. Pequenas partes de concreto estavam desprendendo-se em alguns pontos.
– Vale destacar que só em apenas alguns pontos e pedaços bem pequenos. Porém, concluímos que há a necessidade de um reparo emergencial. Por isso, encaminhamos o pedido de decreto. Isso permite arrumar sem a necessidade de licitação, o que poderia atrasar muito a solução – explicou Máximo Porto Seleme, diretor da Defesa Civil.
Na semana passada, o prefeito acatou o pedido e decretou situação de emergência. Altamir José Paes, presidente do Deter, órgão responsável pelo terminal, disse que as obras só serão feitas agora, próximo do fim do ano, quando o movimento aumentou 15%, por causa de má gestão do terminal.
Continua depois da publicidade
– O gerente antigo do terminal não informava a gente sobre carências estruturais. Com o novo gerente, ficamos sabendo das deficiências – justificou Paes.
Outros problemas apontados pelo presidente do Deter foram as goteiras no teto e as ferragens aparecendo. Também destacou que o pedido de emergência foi uma solicitação do governador Leonel Pavan.
– Ele acredita que essas coisas (as goteiras e as ferragens) podem prejudicar a imagem do Estado com a chegada dos turistas para o fim do ano – argumentou Paes.
Continua depois da publicidade
As obras de reparo estão previstas para começar até o próximo dia 15 e devem ficar prontas no início de janeiro. O custo ficará entre R$ 600 e 700 mil. A empresa de impermeabilização que será contratada ainda não foi definida.
Assista ao vídeo: