Enquanto especialistas apontam questões de mercado para o fechamento de empreendimentos localizados de frente para a curva do Rio-Itajaí-Açu, em Blumenau, empresários observam que falta infraestrutura. Rafael Fausel, advogado do último proprietário do Frohsinn, Carlos Henrique Fernandes Caniceiro, diz que uma série de fatores contribuíram para o encerramento das atividades. Entre elas, o descumprimento de compromissos que a prefeitura, na gestão anterior, assumiu com o restaurante.
Continua depois da publicidade
Uma das cláusulas do contrato previa que o empresário deveria asfaltar a Rua Gertrud Sierich, que dá acesso ao local. Segundo Fausel, era obrigação da prefeitura formalizar um termo aditivo ao contrato, reconhecendo que as despesas com pavimentação seriam compensadas com os aluguéis, o que não teria ocorrido. Com a queda de parte da rua na tragédia de 2008, o advogado alega que a administração abandonou o projeto, optando pela reintegração de posse.
– Enquanto não for pavimentada a rua, não haverá a menor condição de um restaurante estabelecer-se naquele local. Embora alguns digam que o preço proibitivo contribuiu para o fechamento, desafio um vendedor de hot dog a atrair clientela para o topo do Morro do Aipim – destaca Fausel.
O secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, explica que a negociação sobre a pavimentação da rua ocorreu na gestão anterior e que atualmente não há nenhum contrato vigente em relação ao Frohsinn.
Investidor do complexo Moinho do Vale, Fábio Sartorti explica que a choperia está fechada devido à quantidade de poeira da obra de recuperação da Margem Esquerda. Por meio de nota, informou que há clientes interessados em locar o espaço, “mas do jeito que a prefeitura está lenta com esta obra, se torna inviável a locação”. A obra está parada desde 13 de setembro, por determinação da Justiça. A conclusão é para janeiro de 2014.
Continua depois da publicidade
Luciano Monteiro, empresário da Expresso Choperia, não foi encontrado. O espaço passará por reforma e um novo empreendimento será aberto, sem data prevista.