Consumidores da Celesc estão relatando dificuldade para pagar contas de energia elétrica neste mês de maio. Os problemas na conta da Celesc têm relação com uma mudança no sistema comercial da companhia de energia e devem exigir a emissão de novas faturas por parte da empresa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A inspetora de qualidade Márcia Anita Cristina, moradora de Blumenau, recebeu a fatura em casa no último dia 9, e no dia seguinte tentou fazer o pagamento em uma casa lotérica. No local, ouviu da atendente que a fatura ainda não estaria no sistema.
— Falaram que talvez porque eu havia recebido um dia antes, ainda não teria havido tempo de lançarem no sistema, mas no grupo do prédio em que eu moro, outros moradores também não conseguiram pagar — conta.
Como o vencimento da conta é apenas no dia 22, Márcia está aguardando uma data mais próxima do vencimento para saber se conseguirá pagar a fatura. O relato tem se repetido entre consumidores que receberam a fatura de maio. Em alguns casos, clientes contam terem recebido até mesmo faturas sem o código de barras.
Continua depois da publicidade
Celesc admite problema em código de barras
A Celesc divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (16) reconhecendo o problema. No texto, a empresa afirma que esse problema está relacionado com períodos de instabilidade sofridos durante a troca do sistema comercial — a ferramenta em implantação deverá permitir a solicitação de mais de 80 serviços por meio do celular.
“Estamos cientes de que faturas emitidas entre os dias 7 e 15 de maio foram geradas com problemas no código de barras. Para esses casos serão emitidas e entregues novas faturas com nova data de vencimento e não serão cobrados juros/multas”, informou a empresa.
A orientação para os consumidores que estão nessas situações é aguardar a emissão das novas faturas. A Celesc também informou que em maio não fará a suspensão do fornecimento de energia elétrica por falta de pagamento das unidades consumidoras.
A nota da companhia de energia também ressalta que as lojas de atendimento da empresa estão recebendo grande volume de pessoas e que, por isso, orienta os clientes a evitarem o atendimento presencial. A emissão de segundas vias de faturas pode ser solicitada por WhatsApp (48) 99860-0067 e pelo telefone 0800 048 0120, que funciona 24h por dia.
Continua depois da publicidade
Dificuldade também para transferências e desligamentos
Outra dificuldade relatada por consumidores nas últimas duas semanas está em serviços como pedidos de desligamento e troca de titularidade. Além de não ter conseguido pagar a fatura de maio, Márcia também não conseguiu solicitar o desativação do relógio de energia de uma casa que desocupou neste mês.
— Pedi o desligamento, eles falaram que não estão fazendo desligamentos essa semana por causa desse problema das contas no sistema deles. Então, só na semana que vem eu vou conseguir solicitar esse desligamento — conta.
No caso desses serviços, a Celesc também admite que há uma demanda represada de pedidos feitas durante esse período de instabilidade do novo sistema. A expectativa é de que nos próximos dias as solicitações desses serviços voltem a ser atendidas em um ritmo mais intenso.
Novo aplicativo da Celesc terá mais de 80 serviços e até conta via Pix
Veja a nota da Celesc na íntegra
A Celesc está atualizando seu sistema comercial para proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes. Durante este processo estamos enfrentando períodos de instabilidade e nossas equipes estão de prontidão, dedicadas em sua solução.
Continua depois da publicidade
Estamos cientes de que faturas emitidas entre os dias 7 e 15 de maio foram geradas com problemas no código de barras. Para esses casos serão emitidas e entregues novas faturas com nova data de vencimento e não serão cobrados juros/multas.
Informamos que as lojas de atendimento estão recebendo grande volume de pessoas. Por isso recomendamos aos clientes enquadrados nestas situações que evitem o atendimento presencial.
Esclarecemos, ainda, que neste mês de maio a Celesc não fará a suspensão do fornecimento de energia por falta de pagamento das unidades consumidoras.
A Celesc sugere que os consumidores emitam a segunda via por WhatsApp (48) 99860-0067 e pelo Call Center – 0800 048 0120, que funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana.
Continua depois da publicidade
Reforçamos que o atendimento presencial deve ser procurado apenas em situações muito necessárias.
A Celesc continua trabalhando dia e noite para resolver todos os casos e oferecer o melhor serviço possível à sociedade.
Leia também
Multinacional bilionária de SC cria programa de IA e aumenta faturamento em 17% neste ano
Entenda qual será destino de veículos arrastados e destruídos pelas enchentes no RS
Como irmãos invadiram sistema de criptomoeda e roubaram R$ 128 milhões em 12 segundos