Atual campeã e com três conquistas no Grupo Especial do carnaval carioca, a Unidos da Tijuca foi a terceira escola a desfilar neste domingo. Para celebrar ciência e tecnologia junto com arte e cultura, raios deverão cruzar a passarela do samba para aproximar mundos distantes.

Continua depois da publicidade

Saiba mais:

Avalie o desfile das escolas de Porto Alegre e do Rio de Janeiro

Em fotos, confira os destaques da primeira noite de desfiles na Sapucaí

A homenagem, que passa pela mitologia nórdica com Odin e Thor, resgata também grandes nomes alemães e seus feitos: Beethoven e suas sinfonias; Bertolt Brecht e seu teatro crítico com mendigos e prostitutas; além de Goethe e o mito de Fausto, que vende sua alma ao diabo para satisfazer seus desejos.

Continua depois da publicidade

Para festejar a Alemanha com jeito brasileiro, a Unidos da Tijuca cruza a Marquês de Sapucaí com aproximadamente 3.400 componentes, divididos em 31 alas e seis alegorias. O estandarte da agremiação, nas cores amarelo azul, é defendido pelo mestre-sala Marquinhos e pela porta-bandeira Giovanna.

O carnavalesco Paulo Barros usou o deus Thor, figura da cultura germânica, como guia para apresentar ao público aspectos da cultura alemã. Como se repete desde 2010, Paulo Barros surpreendeu novamente na comissão de frente.

A ideia foi apresentar o deus Thor com sua arma mais poderosa, um martelo. Cada integrante da comissão de frente tinha um martelo que flutuava. Depois, eles subiam em uma peça alegórica, de onde fingiam quase cair.

O abre-alas que representa o Reino de Odin, no enredo da Unidos da Tijuca, arrebatou o público: entre raios e trovões, Thor voou por sobre o carro e foi amparado por uma cama elástica, escondida na alegoria. A grandiosidade do carro alegórico, porém, pode prejudicar a escola – o carro empacou em alguns trechos da avenida, abrindo buracos na pista. O segundo carro, uma floresta encantada, teve dois princípios de incêndio.

Continua depois da publicidade

Veja a programação das duas noites de desfiles na Sapucaí:

DOMINGO

21h – Inocentes de Belford Roxo

22h05min – Salgueiro

23h10min – Unidos da Tijuca

0h15min – União da Ilha

1h20min – Mocidade

2h25min – Portela

SEGUNDA-FEIRA

21h – São Clemente

22h05min – Mangueira

23h10min – Beija-Flor

0h15min – Grande Rio

1h20min – Imperatriz

2h25min – Vila Isabel