Moradores tiveram uma surpresa na manhã desta quinta-feira ao abrirem a torneira em alguns bairros de Itajaí: encontrarem uma água turva e imprópria para uso. De acordo com o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), o problema ocorreu depois que dois vazamentos foram detectados na rede.
Continua depois da publicidade
Curta a página do Sol Diário no Facebook
Quando o sistema foi reativado após os reparos, a sujeira presente em algumas tubulações foi levada pela forte pressão até os consumidores. De acordo com a Semasa, moradores que estiverem recebendo a água turva devem entrar em contato pelo telefone 0800 645 0195 para que uma equipe técnica vá até o local efetuar o descarte da água que abastece aquela área.
Os vazamentos foram registrados entre quarta e quinta-feira. O primeiro ocorreu em uma adutora na Rua Luís José Bento da Silva, na Barra do Rio, e fez com que praticamente todo o reservatório de oito milhões de litros fosse utilizado para abastecer parte da cidade.
Continua depois da publicidade
Quando o reservatório ainda estava se reestabelecendo, foi necessário parar o sistema novamente para reparar um vazamento na manhã desta quarta-feira, na ponte Tancredo Neves.
_Em virtude do bom tempo, o consumo está muito alto, o que fez com que o reservatório baixasse demais e ocasionasse essa pressurização na rede. A população precisa se conscientizar e consumir apenas o que é necessário_, explica o assessor de imprensa da Semasa, Théo Sevey.
Bairros como São João, São Vicente, Cordeiros, Santa Regina e Centro tiveram casos registrados.