Itajaí e Navegantes correm o risco de ficar sem água por conta de um problema na captação que é feita no Rio Itajaí-Mirim, informou o Semasa, responsável pelo serviço. A alta turbidez tem impossibilitado os trabalhos e, com isso, todos os bairros já registram alguma falha, seja a baixa pressão no abastecimento ou torneiras totalmente secas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A situação é crítica. Com o barro muito acima do normal no rio, a captação é prejudicada. A produção é baixa nas Estações de Tratamento (ETA) e, os reservatórios, muito demandados por conta do cenário, estão cada vez mais vazios. O maior deles, São Roque, por exemplo, está com 5% da capacidade. Há alguns já totalmente vazios.

Algumas regiões ainda não foram afetadas, mas com o avançar das horas e a equação de aumento de consumo versus produção reduzida, é grande o risco de desabastecimento. Isso ocorre, explica o diretor-geral do Semasa, Diego da Silva, porque o rio está turvo, baixo e com pouca correnteza.

A turbidez está relacionada com as fortes chuvas ocorridas no início da semana na região. Ainda não há previsão de normalização. O atendimento do Semasa é 24 horas, pelo 0800 645 0195, 115 ou 47 3344 9000 (WhatsApp e fixo).

Continua depois da publicidade

*Com informações da NSC TV

Leia também

Desembargador de SC é autorizado a ver mulher mantida sob suspeita de escravidão