Os pesquisadores Vinícius Barros da Silva, Edson Denis Leonel e João Peres Vieira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP), podem ter resolvido um problema matemático de 124 anos. A descoberta pode colocar o Brasil na história da matemática mundial. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A descoberta, que pode impactar nas áreas de a biologia, engenharia, computação e entre outras, resolveu o 16º problema de David Hilbert, um influente matemático alemão do século 20. Ela se deu a partir da criação da Teoria Geométrica de Bifurcações (TGB) pelos pesquisadores. A pesquisa permite analisar o comportamento de ciclos limites em sistemas dinâmicos, utilizando métricas geométricas.
Falta de professoras obriga CEI de Blumenau a pedir que pais deixem crianças com parentes
Os ciclos limites são trajetórias fechadas e isoladas onde o movimento se repete após determinado tempo. Já os sistemas dinâmicos são sistemas que evoluem no tempo de acordo com regras e leis especificadas e conhecidas.
Continua depois da publicidade
Vinícius Barros, um dos pesquisadores, afirma que a descoberta impacta diversas áreas que envolvem os sistemas dinâmicos, ciclos limites e também equações diferenciais.
— É um misto de entusiasmo, revelação e grandiosidade. A descoberta impacta, por exemplo, na biologia, em que os ciclos limites são problemas amplamente estudados em reações químicas, modelos epidemiológicos, e podem ser estudados em síndromes respiratórias como a Covid-19, e também modelos populacionais. Na engenharia, os ciclos limites também são importantíssimos para o desenvolvimento de sistema de controle de temperatura e de circuitos elétricos — comentou o matemático Vinícius ao g1.
Novos caminhos para cibersegurança
A Teoria Geométrica de Bifurcações pode prever situações que podem fugir do controle, como roubos de dados, revolucionando áreas como a cibersegurança e a criptografia quântica. Isso leva a um novo patamar em diferentes setores.
Os ciclos limites são fundamentais para a proteção de dados em setores como o financeiro e bancário. Com isso, a solução pode trazer novos caminhos na aplicação dos estudos chamados de sistemas dinâmicos. Sua aplicação trará muitas novidades, principalmente através dos ciclos limites.
Continua depois da publicidade
— É uma solução analítica robusta para o sistema e que traz portanto uma solução que estava aberta há 124 anos, é uma solução definitiva para este problema — disse Edson Leonel, um dos autores da pesquisa e professor de física da Unesp Rio Claro.
Prêmio internacional na Itália
Por conta da solução, o pesquisador e físico Vinícius Barros da Silva, de 30 anos, concorre ao prêmio International Centre for Theoretical Physics (ICTP Prize), voltado a jovens pesquisadores. O resultado sai até o fim deste ano e acontece em Trieste, na Itália.
— Fico muito feliz em perceber que esses assuntos que estudamos no laboratório e na sala de aula vão além do microcosmo da sala de aula, e se aplicam na sociedade, e mais importante, se aplicam no contexto nacional e internacional também — afirmou Vinícius.
Leia também
Florianópolis é a melhor capital do Sul em gastos com educação, mas gera menos empregos
Não perca: Aulão Enem on-line e gratuito reúne dicas para a prova
Prefeitura do Norte de SC abre processo seletivo para 32 vagas na educação