Ocupada inicialmente pelo homem de Sambaqui, Passos de Torres é rica em história. Há indícios de que a região já foi habitada pelos bugres ou guainás, que já utilizavam a agricultura rudimentar.

Continua depois da publicidade

Desde 1920, a cidade é ligado ao Rio Grande do Sul, mais precisamente com a cidade de Torres, através de uma balsa e de uma ponte pênsil. A principal atividade econômica do município é o turismo (em franca expansão), seguida da pesca, industrialização de pescados e a agropecuária.

Passo de Torres é uma cidade privilegiada, pois tem a honra de ser banhada pelo rio e pelo mar que nos causam tantos encantos, e, por vezes reservam-nos surpresas das quais queremos guardar somente em nossa memória.

O município tem 24 belas praias, a maioria delas praticamente intocada. As que oferecem infraestrutura são Bella Torres, Rota do Sol, Rosa do Mar, Barra Velha e Praia do Passo, com bares, restaurantes, comércio e demais serviços. Seus rios, lagoas e exuberante vegetação nativa são um convite ao passeio. A gastronomia é outro ponto forte do município.

Fala do prefeito

Continua depois da publicidade

– Nosso município está tendo desenvolvimento muito rápido em todos os setores – Juarez Godinho Scheffer

Saiba mais

População: 6.964 habitantes

Localização: extremo sul do Estado

Área: 95,20 quilômetros quadrados

Emancipação: 26/09/1991

Características: a cidade tem sua principal atividade baseada no setor pesqueiro

Atrativos: turismo ecológico e de veraneio e festas típicas e gastronomia

Particularidades: Passo de Torres talvez seja um dos únicos municípios do Brasil onde você encontra rio, mar e lagoas com uma diversidade em espécies da fauna e flora