A pesquisa divulgada neste final de semana pelo Instituto Datafolha mostra que os brasileiros aprovaram a prisão dos condenados por envolvimento no mensalão, em 15 de novembro. Para 86% dos entrevistados, a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, foi correta. Entre os que se dizem simpatizantes do PT, o percentual é de 87%. No ninho tucano, sobe para 99%.
Continua depois da publicidade
O levantamento foi feito nos dias 28 e 29 de novembro e ouviu 4.557 pessoas em 194 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os entrevistados também foram questionados pelo Datafolha se Joaquim Barbosa tomou a decisão exatamente no feriado de Proclamação da República “para se promover pessoalmente” ou se “agiu de acordo com a Justiça e fez o que deveria ser feito”. Para 78% dos entrevistados, o presidente do STF “agiu de acordo com a Justiça”. Para 10%, ele quis se promover.
Entre os que se disseram petistas, 80% acharam que o presidente do STF “agiu de acordo com a Justiça”. Entre os que tomaram conhecimento do episódio, 84% afirmaram que Barbosa “agiu de acordo com a Justiça”.
Continua depois da publicidade