Antes do debate em que agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada, José Luiz Datena (PSDB) teria recebido uma série de mensagens do adversário pedindo desculpas pelos enfrentamentos anteriores. Prints das mensagens foram repassadas à colunista do g1, Andréia Sadi, pela campanha de Datena.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
“Oi Datena, me perdoe pelas palavras pesadas contra você”, diz o início da mensagem, enviada na última sexta-feira (13) e divulgada por Datena nesta segunda (16). “Tenho sentido que somos animais num zoológico e todos querem ver agressões gratuitas”, diz outro trecho.
Datena disse que, em um primeiro momento, desconfiou que era mesmo Marçal enviando as mensagens, mas depois um assessor do adversário entrou em contato para propor um café. Datena recusou o encontro.
Por mensagem, Datena disse aceitar as desculpas naquele momento. O g1 pediu ao candidato o print da resposta, mas como foi por mensagem temporária, Datena diz não possuir. Segundo o candidato do PSDB, a resposta foi “direta e curta”.
Continua depois da publicidade
O g1 entrou em contato com a coordenação de campanha e assessoria de imprensa de Pablo Marçal e até a última atualização desta reportagem, não havia recebido respostas sobre as mensagens.
Equipe de Pablo Marçal registra BO contra Datena e fala em medidas judiciais após agressão

Datena não se arrepende da agressão
Em entrevista após o debate, Datena disse que não se arrepende da cadeirada, ao ser questionado por uma repórter da TV Cultura.
— Claro que não — respondeu.
Datena afirmou que a agressão foi uma reação às acusações de assédio sexual feitas contra ele por Marçal no bloco anterior. Segundo o apresentador, sua sogra teria morrido por um acidente vascular cerebral (AVC) em decorrência das acusações, na época em que o caso se tornou público.
O apresentador disse que a cadeirada foi uma “satisfação” para a sua sogra:
— Minha sogra morreu depois dessas acusações, durante esse período que todos nós, da nossa família, sofremos. Ninguém suporta isso. Achei que devia uma satisfação a ela por ter sido acusado por um canalha desses.
Continua depois da publicidade
Datena afirmou que pretende manter candidatura até o fim, mesmo após agressão. Segundo assessoria do candidato, a agenda de campanha dele está mantida para esta segunda-feira (16).
Equipe de Pablo Marçal registra BO contra Datena e fala em medidas judiciais após agressão
Confira o estado de saúde de Pablo Marçal após cadeirada
Repercussão do caso
Entenda o caso
José Luiz Datena (PSDB) agrediu o Pablo Marçal (PRTB) com um cadeirada no debate da TV Cultura, na noite de domingo (15). A agressão ocorreu após o empresário perguntar ao apresentar quando ele pararia com a “palhaçada” e desistiria da candidatura. Antes, havia citado uma denúncia de assédio sexual contra Datena.
— A gente quer saber que horas você vai parar, já abandonou entrevista chorando. Você que é um cara que só fala quando tem uma televisãozinha escrevendo ali. Que horas o Datena vai parar com essa palhaçada que ele tá fazendo aqui? — provocou Marçal.
Continua depois da publicidade
Datena respondeu acusando Marçal de calúnia e o chamou de “bandidinho”.
— A acusação que você fez sobre mim eu já, repito, não foi investigada porque não havia provas. Foi arquivada pelo Ministério Público. O que você fez comigo hoje foi terrível. Espero que Deus lhe perdoe. Você me pediu perdão anteontem. Eu te perdoei — afirmou Datena.
Na réplica, Marçal disse que Datena não sabia o que estava fazendo no debate e o chamou de “arregão”. Ele disse que Datena queria agredi-lo no debate da TV Gazeta, em 8 de setembro.
— Você não respondeu à pergunta. A gente quer saber. Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias para me dar tapa e falou que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem — afirmou Marçal.
Neste momento, Datena agrediu Pablo Marçal com uma cadeira. O moderador do debate, Leão Serva, chamou os comerciais e interrompeu o programa.
Continua depois da publicidade
Ao voltar ao ar, Leão Serva, anunciou que Datena havia sido expulso do encontro por causa da agressão física. Marçal abandonou o debate para buscar atendimento de saúde. O programa continuou com a presença dos demais candidatos.
Leia também
Veja o momento em que Datena agride Pablo Marçal com cadeirada durante debate em SP
Datena diz que não se arrepende de cadeirada em Marçal: “Claro que não”